Potes de sementes

O que estimula: Admiração e maravilha, curiosidade, atenção plena, questionamento

Preparação e materiais: 

  • Potes ou embalagens recicláveis

  • Espaço no jardim,  porta ou no parapeito da janela para o seu vaso

  • Alguns tipos diferentes de sementes grãos ou mudas de flores ou verduras, como alface, por exemplo.

  • Terra

  • Recipiente com água

Idades recomendadas:

3 a 5 anos - 5 a 8 anos 

Por que essa atividade é importante?

O sentido de cuidar de todas as coisas vivas faz parte da espiritualidade e as crianças vão aperfeiçoando essa relação de cuidados. Plantar uma semente e cuidar dela desenvolve o respeito e admiração das crianças pela vida além das delas, por sua relação com a natureza e enraíza-os em seu sentimento de pertencimento ao universo. Ao dar à semente, às crianças, elas aprendem sobre o que outros seres vivos precisam para sobreviver e prosperar, incentivando a conversa sobre o que precisamos como seres humanos e o que precisamos fazer para cuidar dos seres vivos. Esse diálogo apoia o sentimento de gratidão de uma criança, oferecendo oportunidades para que pensem sobre o que nós e outros seres vivos precisamos para viver. Além disso, vivenciar a natureza é calmante para as crianças e reduz os níveis de estresse, o que as ajuda a lidar com momentos e/ou emoções difíceis ao longo de suas próprias vidas.

Como você pode fazer:

PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:

1 - Com seu filho, prepare todos os materiais necessários para a atividade. Fale sobre o tipo de sementes ou mudas que vocês vão plantar e que tipo de flor/fruto/grãos ela pode produzir.

2 - Convide seu filho a encher o jarro ou pote 3/4 do caminho com terra e acolchoá-lo suavemente. Plante a semente ou muda. Ajeite, regue-o e deixe-o em um local externo ou no parapeito da janela, onde haja luz solar.

3 - Incentive seu filho a verificar a planta todos os dias e notar as diferenças. Observar juntos. Converse sobre o que você acha que pode estar acontecendo lá dentro, como ele se parece e quaisquer animais que vieram visitar a planta em crescimento.

Para as crianças mais novas, você pode perguntar:

  • Quanto tempo levou para ver a semente crescer?

  • O que a planta precisava para crescer?

  • O que pode acontecer se não cuidarmos da planta?

  • Como você se sente quando vê o broto saindo do solo?

Para as crianças mais velhas, você pode criar espaço para que a criança pense na interconectividade e interdependência da vida, bem como na nossa responsabilidade de cuidar da natureza. Você também pode perguntar:

  • O que uma planta precisa para crescer?

  • Existem lugares onde as plantas não crescem ou não podem crescer? Por quê?

  • Como podemos ajudar mais plantas a crescer? Podemos assumir mais responsabilidade por ajudá-los a crescer?

4 - Com o passar do tempo e juntos vocês observarem a planta crescer, considere anotar em seu caderno ou em papel, seja desenhando ou escrevendo as mudanças que você vê e como essas mudanças fazem você se sentir.

Tenha em mente

Se você tem mais de uma criança em casa, esta atividade é facilmente adaptada para crianças de diferentes idades, inclusive menores de 3 anos. Cada criança terá sua forma de participar, e participando estão absorvendo sobre as formas de cuidado e amor de todos pela planta. A conversa que se segue expõe a criança ao diálogo e expressões em torno de emoções, valores ou respeito, empatia e gratidão.

À medida que crescem e participam  aprendem cada vez mais a como cuidar de uma planta a regar, a como trabalhar com a terra, limpar as folhas, etc.

 

Dica de como realizar esta atividade em grupo

Prepare-se para esta atividade com antecedência reunindo materiais para cada criança (ou duplas). Compartilhe que juntos vocês cultivarão sementes ou mudas, mas primeiro você precisa descobrir o que uma planta precisa para crescer. Dê um passeio ao ar livre, assista a um vídeo sobre a natureza ou convide um vizinho que possa compartilhar detalhes básicos sobre plantas para compartilhar seus conhecimentos com o grupo. Discuta o que as plantas precisam para crescer e, se apropriado, o ciclo de crescimento de uma planta. Criem uma lista juntos de como cultivar uma semente/muda. Em pares ou individualmente, dependendo do tamanho do grupo, aproveite para plantar sementes/mudas juntos. Se as crianças levarem as plantas para casa, é melhor ter uma cada. Uma vez que eles são plantados, você pode falar sobre o que eles esperam que aconteça com as plantas e como a dedicação e cooperação de todos serão importantes para um bom cultivo e colheita.

 

Dica

Separar materiais recicláveis para criar algo é uma atitude sustentável e um ótimo exemplo. Com esses materiais podem, por exemplo, criar juntos vasos para o plantio de uma horta. Além de promover o desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculos, estará incentivando o cultivo de hortas caseiras e a alimentação saudável. Saiba mais no e-Alimentação.

Podem também  juntos construir brinquedos e, com supervisão, deixar a livre escolha das crianças o que criar e como criar seus brinquedos.

Acompanhe os tópicos Confecção de bonecas, carrinhos, móveis, Confeccionando Instrumentos Musicais e Sugestões para confeccionar blocos. No e-Brinquedos e Brincadeiras tem estas e muitas outras dicas de brincadeiras!

Atividade: Pote de Sementes 

O contato com a natureza nestas atividades oferece às crianças a experiência muito real do esforço que é necessário para cuidar de outro ser vivo. Oferece a possibilidade de ter uma conversa sobre como os seres vivos crescem ou mudam ao longo do tempo, e como ninguém faz isso acontecer, mas que acontece independentemente da ação humana - isso poderia abrir uma conversa sobre a existência de um poder superior. Esta pode ser uma conversa muito simples, onde a ideia é introduzida e deixada para as crianças fazerem o que quiserem. A experiência que eles têm contribuirá para uma introspecção mais profunda quando for a hora certa.

As crianças têm a chance de pensar sobre seu próprio crescimento e as coisas que acontecem dentro delas - como a vida que levam afeta seu crescimento (isso pode não ser algo falado abertamente, mas essas atividades podem iniciar a possibilidade desse processo de pensamento).

[Você está aqui:]
[Você está aqui:]