Eu sou você, você é eu

O que estimula: empatia, imaginação 

Preparação e materiais: 

  • Papel ou seu caderno  comum
  • Giz de cera ou lápis

           OU

  • Um papel ou papelão (grande o suficiente para se deitar e desenhar ao redor do corpo de um adulto e de uma criança)

  • Giz de cera ou lápis

  • Ou se preferirem podem desenhar no chão (areia, terra, calçada) utilizando um graveto, o dedo, giz, carvão, etc.

Idades recomendadas:

5 a 8 anos 

Por que essa atividade é importante?

Desenvolver empatia nas crianças é importante, pois ajuda-as a se relacionar emocionalmente com os outros e a responder adequadamente às situações. Isso os ajuda a entender como as outras pessoas estão se sentindo, o que pode ter chateado alguém e a melhor forma de apoiá-las. Ao se colocar no lugar do outro, uma criança imagina como é a vida dos outros e isso os ajuda a agir com compaixão.

Como fazer:

PARA CRIANÇAS DE 5 A 8 ANOS:

1 - Desenhe a mão do seu filho no papel ou o contorno do corpo dele em papel maior ou no chão. Desenhe também sua mão ou corpo. Juntos, desenhe ou escreva em cada dedo da mão ou em cada parte do corpo:

  • Coração: Um momento comigo que fez você se sentir amado, cuidado, protegido, feliz e confiante.

  • Cabeça: Algo que você fez comigo que te machucou ou te fez sentir triste.

  • Estômago: Algo que você realmente precisava dizer e nunca teve coragem.

  • Mãos: Uma coisa que você gosta de fazermos juntos.

  • Pernas: Algo que você descobriu sobre mim que você não sabia.

2 - Depois de terminar, você pode compartilhar o que foi desenhado uns com os outros.

3 - Agora deitem-se nas silhuetas um do outro ou coloquem a mão na mão um do outro. Feche os olhos, se estiver confortável, e imagine que você é a outra pessoa.

4 - Conversem um com o outro sobre como se sentem e como foi a atividade. Termine a atividade falando sobre como é importante tentar entender as experiências uns dos outros sem julgar, apenas ouvir e entender.

Dica de como realizar esta atividade em grupo

Para realizar esta atividade em grupo, você pode pedir às crianças que trabalhem em duplas e desenhem em volta das mãos umas das outras. Dentro de cada dedo, desenhe ou escreva diferentes  respostas. Por exemplo: 

Dedo 1: Compartilhe um momento com seu parceiro que fez você se sentir feliz. 

Dedo 2: Compartilhe um momento com seu parceiro que fez você se sentir triste. 

Dedo 3: Compartilhe algo com seu parceiro que faça você se sentir assustado. 

Dedo 4: Compartilhe algo com seu parceiro que você gosta de fazer. 

Dedo 5: Compartilhe algo com seu parceiro que você gostaria de experimentar. 

Em seguida, peça às crianças que troquem as mãos, isso pode até ser trocar com outras crianças do grupo, não apenas com o parceiro. Em grupo, passe algum tempo conversando sobre a resposta às suas perguntas

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