O que estimula: compaixão, empatia e sabedoria
Preparação e materiais:
- Um grande pedaço de papelão ou papel (tamanho mínimo de 35cm x 25cm)
- Giz de cera ou lápis
- Uma régua
Idades recomendadas:
3 a 5 anos - 5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante?Criar um calendário familiar demonstra ao seu filho que indivíduos e grupos de pessoas podem trazer uma mudança positiva para o mundo. Como adulto, você está exemplificando o que isso significa para trazer esta mudança seja em sua casa ou comunidade. A ênfase na compaixão e empatia nesta atividade nos permite ter conexões significativas com os outros e expressar esse amor e cuidado através de ações. Permita que as crianças pensem nas ações diárias a si mesmos, conforme a idade apropriada, e sobre a importância de ajudar e servir aos outros. |
Como fazer:
PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:
1- Desenhe um calendário de um mês com uma caixa em branco (aproximadamente 5cm x 5cm, mas quanto maior melhor) para cada dia do mês.
2- Converse com seu filho como vocês vão criar um calendário familiar juntos. Para cada dia da semana, faremos algo para mostrar nosso amor e gratidão aos outros. Em cada caixa, vamos desenhar ou escrever o que planejamos fazer. Aqui estão alguns exemplos:
-
Visitem um vizinho que não vêem a algum tempo
-
Orem juntos pelas pessoas no mundo (crianças, jovens, adultos e idosos) que estão sofrendo por causa da pobreza, violência, solidão e doenças
-
Ajudem alguém em necessidade: pode ser em sua família ou em, comunidade e fazê-lo juntos como uma família
-
Construir uma árvore de amor para deixar mensagens positivas um para o outro todos os dias
-
Pense em algo pelo qual você é grato hoje
-
Conecte-se com a natureza: Vá ao parque, respire e aprecie os sons, o que você vê, ouve e toque e como isso faz você se sentir. Agradeça a natureza por tudo que ela lhe dá.
-
Agradeça a três pessoas – família, amigos, adultos – pelas quais você é grato e diga a elas.
-
Brinquem juntos
-
Respondam com amor e gentileza a todos.
-
Façam atos de gentileza para ajudar os outros
-
Dancem juntos
-
Compartilhem seus talentos – pode ser algo simples como ser um bom ouvinte, jogar um determinado jogo, cozinhar, desenhar, ajudar, sempre ver o lado positivo mesmo em tempos difíceis, etc.
-
Se abracem e compartilhem como se sentem
-
Contem algo sobre vocês que sua família talvez ainda não saiba
3 - Verifiquem o calendário todos os dias e marquem o dia seguinte ao da ação.
4 - Ao final do calendário, sentem-se juntos, reflitam sobre o que fizeram, o que aconteceu, como vocês se sentiram e pensem em como pequenas ações podem mudar você, sua família e o mundo!
Dica de como realizar esta atividade em grupo
|
Para RefletirA comunidade se fortalece quando tem redes de apoio para atender as famílias. Isso é algo que tem continuidade, diferente de uma rede de ajuda que acontece de forma momentânea. Ter uma boa rede de apoio é fundamental pois envolve o vínculo de pessoas e instituições capazes de gerar apoio familiar e comunitário. As famílias precisam saber com quem podem contar, que terá alguém que vai escutar as suas necessidades, quem vai ajudar a encontrar meios para solucionar as situações vivenciadas. Ao ensinarmos e darmos esse exemplo as crianças estamos contribuindo para que as famílias e a sociedade promovam qualidade de vida para todos e gerem transformação social. |
[Você está aqui:]
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Calendário familiar