A noite estrelada

O que estimula: admiração, curiosidade, questionamento

Preparação e materiais: 

  • Encontre um local seguro à noite, onde não haja distrações de ruído ou luzes. Pode ser uma varanda ou janela. Caso não possam ir a um local externo ou ter acesso a uma janela, podem por exemplo, criar um ambiente dentro de casa confeccionando e colando algumas estrelas no teto, ou em um lençol adaptado como uma cabaninha, apaguem a luz e utilizem uma lanterna para mostrá-las.
  • Recurso 'A Via Láctea' (anexo)

Idades recomendadas:

0 a 3 anos  - 3 a 5 anos - 5 a 8 anos 

Por que essa atividade é importante? 

As crianças são cativadas pela natureza e estão em sintonia com a natureza que as cerca – Permita que seu filho se envolva com a natureza para desenvolver seu senso de admiração e maravilha pelo ambiente natural, para observar como ele cresce e muda, e onde seu filho se conecta em relação a tudo o que o cerca. Permita que se encantem e mergulhem em tudo o que o mundo tem a oferecer e que encontrem conforto nele também.

PARA IDADES DE 0 - 3 ANOS

1 - À noite, leve a criança para um local seguro e muito tranquilo, onde não haja distrações ou luzes. Olhem juntos para o céu e apontem para as estrelas.  Você pode perguntar ao seu filho:

  • Olhe! O que você vê?
  • Como eles se parecem?
  • Você pode tocá-los?

2 - Finja alcançar uma estrela e agarrá-la. Lentamente, traga-o para a criança.

3- Enquanto você experimenta o momento com seu filho, deixe-se aproveitar o momento enquanto observa o céu juntos. Evite muita conversa. Fique enquanto a criança estiver interessada.


PARA IDADES DE 3 - 5 ANOS 

1- Quando estiver escuro lá fora, leve a criança para um local seguro e tranquilo, onde não haja distrações ou luzes. Se não pode sair de casa pode ir ao jardim, à varanda ou à janela.

2- Dê as mãos ao seu filho e aponte para as estrelas. Reserve um momento para fazer uma pausa e refletir sobre o que você vê no céu.

3 - Abaixo estão algumas sugestões de diálogo. Quando a criança responder, não a corrija, nem lhe transmita muitas informações, mas permita que ela explore e observe o céu.

  • Olhe! Olhe! Isso são estrelas! Estrelas até onde a vista alcança!
  • Você pode alcançá-los? Você pode tocá-los?
  • O que você vê?
  • Você consegue ver alguma forma que as estrelas fazem?
  • Vamos tentar pegar uma estrela! (Finja pegar uma estrela e trazê-la para a criança).
  • O que você acha que poderia estar lá fora no céu ao lado das estrelas?

4 - Evite muita conversa. Fique enquanto a criança estiver interessada e finalize perguntando:

  • O que você mais gostou nesse tempo juntos?

PARA IDADES DE 5 A 8 ANOS

1 - Antes de fazer esta atividade com seu filho, estude a Via Láctea (anexo) Veja onde a Via Láctea e as principais constelações estão em sua área.

2 - Leve uma criança para ver o céu noturno em um local longe das luzes. Peça ao seu filho para olhar para o céu.

3 - Você pode fazer algumas perguntas ao seu filho e quando ele responder, tente não corrigi-las ou transmitir muitas informações a ele. Em vez disso, siga seus comentários e faça mais perguntas. Você pode usar alguns como abaixo, de acordo com sua capacidade de atenção e conforme achar apropriado.

  • O que você vê?
  • Você sabia que existem mais estrelas no universo do que grãos de areia em toda a Terra? Você pode imaginar o quanto isso é?!
  • Que formas você vê que conectam as estrelas? (Aponte algumas constelações familiares em sua área).
  • Você vê o cinturão da galáxia Via Láctea que cruza o céu? (Aponte para o grande cinturão de estrelas que atravessa o céu noturno. Você pode compartilhar que é muito brilhante para vê-lo aqui e imaginar onde ele deve estar desenhando-o com o dedo no céu).
  • De onde você acha que eles vieram? Como eles chegaram lá?

4 - Olhe para o céu junto com seu filho enquanto conversa. Continue essa conversa, fique enquanto a criança estiver interessada e finalize perguntando: 

  • O que vocês mais gostaram nesse tempo juntos?

Sugestão:

Na Pastoral da Criança, incentivamos o brincar, especialmente em família.

Quando oferecemos oportunidades, as crianças se expressam também pelo desenho, pela pintura, pela modelagem. Ao fazer isso usam seus sentidos, seu pensamento, colocam suas emoções e buscam conhecer o mundo. 

Acompanhe os tópicos Como criar tintas, Como fazer giz, lápis e pincéis e Massas de modelar e aproveitem para desenhar, pintar ou modelar juntos uma Via Láctea. 

No e-Brinquedos e Brincadeiras tem estas e muitas outras dicas de brincadeiras!

 

Tenha em mente:

Se não for seguro em sua área ficar ao ar livre à noite, você pode incentivar a criança a explorar e praticar admiração pela natureza durante o dia. Incentive seu filho a tocar uma árvore, acariciar o caule de uma flor, notar o cheiro do ar ou observar um inseto de perto. Você pode substituir as estrelas no céu por nuvens no céu e se maravilhar com as formas que as nuvens fazem.

 

Dica de como realizar esta atividade em grupo:

Pode ser logisticamente difícil planejar uma atividade noturna com crianças se você estiver na escola ou em uma creche. Em vez disso, você pode pedir às crianças que imaginem que era um céu noturno. Prepare o grupo para sair e encontre um espaço para que todos se deitem em círculo. Peça às crianças que olhem para o céu e falem sobre o que imaginam ver no céu à noite. Você pode usar algumas das perguntas propostas de acordo com sua faixa etária.

Recurso: A Via Láctea 

Através de uma noite estrelada, as crianças estão em contato com as maravilhas do universo. A capacidade espiritual de admiração e admiração, significa estar aberto à beleza e aos mistérios da vida. É a apreciação pelo que é precioso e inspirador. Significa ter tempo para apreciar a beleza da natureza. Significa refletir sobre as maravilhas incríveis que acontecem quando você está aberto à graça de Deus ou ao chamado do universo. Praticar admiração e admiração também pode significar:

  • Passar tempo na beleza da natureza

  • Ser inspirado pelos mistérios da vida

  • Estar totalmente presente no momento

  • Acreditar que a vida tem sentido

  • Ter uma prática diária de oração e reflexão

[Você está aqui:]