Desenvolvendo o espírito brincalhão da criança

Brincar faz parte da infância é uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A ludicidade das brincadeiras permite à criança aprender por meio de suas experiências e descobertas. Estimular a imaginação das crianças, possibilitando variadas experiências é fundamental para que ela aprenda cada vez mais sobre o mundo que a cerca, além de resolver conflitos e construir resiliência, o que a ajuda a lidar com os desafios do dia a dia, desenvolver sua autoestima, sua relação com os outros e aprimorar seu sentimento de pertencimento.

É essencial oferecermos um ambiente favorável para o desenvolvimento das crianças com oportunidades de brincadeiras variadas e a livre escolha do que e como brincar. A participação da família e dos cuidadores nas brincadeiras, sem interferência, respeitando o espaço e decisões dela, mostra o respeito pela criança e promove seu desenvolvimento integral. 

O que diz ao seu filho: Brincar é uma parte importante do crescimento e da alegria. Criaremos espaços e oportunidades para você brincar livremente e para nós brincarmos juntos. Brincar nos conecta com nós mesmos e com os outros e nos ajuda a desenvolver nossa imaginação.

Como você pode fazer isso: Criem momentos e espaços durante o dia/semana para brincarem livremente – vocês podem simplesmente ter uma bola, papel e giz de cera, fazer seus próprios brinquedos para brincar e deixar seu filho brincar livremente. Você também pode brincar com eles: esconde-esconde, brincar com uma bola, pular corda, fazer quebra-cabeças, cozinhar juntos, interpretar desenhos/gravuras. Vocês podem tocar ou criar música juntos ou construir algo  com objetos (caixas, porta-rolos, canudos e copos) dentro de sua casa.

Para crianças mais novas: Os bebês desfrutam de estimulação visual com cores, especialmente no primeiro ano. Tente ler livros macios juntos ou brincar com brinquedos ou objetos coloridos. Você também pode oferecer oportunidades para bebês e crianças pequenas serem estimuladas por meio de outros sentidos, como o toque. Tocar água, areia, árvores e outros objetos naturais. Permita que as crianças explorem seu ambiente interno e externo com sua orientação e apoio.

[Você está aqui:]
[Você está aqui:]