Sendo grato

Criar espaços para que as crianças reconheçam que nossas vidas dependem umas das outras e que somos quem somos apenas em relação ao outro. Refletir sobre nossa interconexão e interdependência da vida, desenvolvendo um senso de respeito e gratidão por todos os seres vivos, incluindo a natureza.

O que diz ao seu filho: Não vivemos isolados. Somos interdependentes e interligados. Vivemos em um mundo compartilhado onde cada pessoa e natureza contribuem para quem somos, nosso bem-estar e segurança. É importante respeitar e ser grato pela presença e apoio um do outro.

Como você pode fazer isso: Por meio de momentos de pausa, reflita sobre as experiências pelas quais você passa e pelo que você é grato. Você pode desenhar uma árvore de gratidão e anotar pelo que você é grato e por quê: família, amigos, casa, comida, natureza, etc. Arranje tempo para se conectar com a natureza. Vá para fora, talvez para o parque, respire e aprecie os sons, o que você vê, ouve e toca – nomeie-os. 

Agradeça o dom da vida de todas as pessoas: a sua, dos seus filhos, da sua família e de todos que os cercam e digam sempre o quanto são gratos por fazerem parte das vidas uns dos outros. Priorize a presença de todos para que as crianças aprendam a ser gratas pelos aspectos mais significativos da vida: estar vivo, estar junto, ser saudável e feliz.

Com crianças mais novas: Você pode ser um exemplo de gratidão agradecendo a todos aqueles que cuidam de você e de seu filho e incentivando seu filho a ser grato também. Fale com eles sobre as diferentes pessoas pelas quais somos gratos. Se visitarem o supermercado juntos, agradeçam a quem os ajuda. Pergunte ao seu filho por que agradecemos ao funcionário do supermercado e explique por que agradecemos. Pergunte ao seu filho a quem eles agradecem e se eles puderem dizer o porquê, pergunte a eles. Incentive-os a pensar em todos aqueles com quem estamos interconectados e por que somos gratos.

[Você está aqui:]