Mostre pelo exemplo o que significa se importar. Pode ser por meio de ações simples e envolvimento em sua comunidade, ou em casa, conversando sobre uma situação que afeta outras pessoas e comunidades e agindo para apoiar os necessitados. Fazer isso mostra o papel que os adultos desempenham ao fornecer espaços para compartilhar com os outros e modelar comportamentos como compaixão e cuidado com os outros e com a natureza.
O que ele diz ao seu filho: todos nós temos o poder e a responsabilidade de cuidar uns dos outros, bem como dos animais e da natureza. Somos de certa forma responsáveis pela vida e bem estar dos outros e o que fazemos ou não gera impacto a essas vidas, sendo em família e em sociedade. Não somos ilhas. Devemos aprender a viver juntos uns com os outros e em solidariedade.
Como você pode fazer isso: Ouça com atenção o que alguém está dizendo, aja quando perceber que algo é injusto, fale, apoie e compartilhe com os necessitados, cuide da comunidade em que vive. Se você ver alguém chorando, triste ou solitário, encontre maneiras de apoiá-lo, ouvi-lo e ajudá-lo como puder.
Com crianças mais novas: Incentive seu filho a fazer o mesmo, de acordo com sua idade e capacidade de desenvolvimento, na escola, pré-escola ou creche com aqueles que conhece. Pergunte a eles como podemos cuidar dos outros, incluindo os necessitados, ajam juntos de acordo com suas respostas e de maneira sensível. Cuide das plantas, dos animais e da sua casa. Todos eles fazem parte do nosso mundo compartilhado.
[Você está aqui:]
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de interações com as crianças
- >
- Mostrando que você se importa