Arranje tempo em sua agenda e rotina diária para servir ao outro. Várias tradições religiosas e espirituais colocam grande ênfase em servir ao outro. Por exemplo, durante o Ramadã, os muçulmanos ajudam aos necessitados por meio de doações para caridade e ajudando uns aos outros. No Sikhismo, a refeição da comunidade langar é servida a todos, independentemente de sua religião, etnia, status econômico, etc. Servir o outro é uma forma importante de adoração para muitas tradições religiosas e espirituais que demonstra compaixão e bondade para com os outros.
O que diz ao seu filho: Somos todos iguais aos olhos de Deus, o Divino, o Transcendente ou Realidade Final. É importante que cuidemos uns dos outros e apoiemos aqueles que precisam.
Como você pode fazer isso: Ofereça oportunidades para que seu filho participe e testemunhe atos que sirvam ao outro. Incentive seu filho a desempenhar um papel ativo no serviço, permitindo que ele expresse ação e desenvolva habilidades e valores pró-sociais. Ouça as ideias de seu filho sobre como você pode servir aos outros em sua comunidade, planeje essa atividade juntos e faça-a. Permita que seu filho seja voluntário na comunidade com sua supervisão e orientação se desejar.
Com crianças mais novas: Explique ao seu filho a importância de dar e servir aos outros. Juntos, leiam livros e histórias religiosas que mostrem isso. Trabalhe em conjunto para preparar uma refeição para alguém necessitado e permita que seu filho pequeno a carregue e apresente para a pessoa para quem você a fez.
[Você está aqui:]
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de interações com as crianças
- >
- Servindo o outro