Há qualidades ou bens espirituais que são fundamentais para a criança. Esses bens fundamentais precisam ser estimulados ao longo da vida para que possam desenvolver ainda mais e melhorar o bem-estar das crianças.
O desenvolvimento humano é possibilitado e ainda mais enriquecido pelas conexões entre as pessoas, que por sua vez necessitam de valores éticos. Estes valores são os pilares de nossas comunidades e sociedades.
Esta dimensão espiritual do ser humano pressupõe que as pessoas sejam portadoras de valores cuja dignidade e valor intrínseco devem ser respeitados e apreciados igualmente independentemente de diferenças étnicas, sociais, culturais, religiosas, de gênero, sexuais ou outras.
Os 10 bens espirituais identificadas neste material são: sabedoria, autoconsciência, encantamento e admiração, atenção plena, amor, empatia, compaixão, criatividade, curiosidade e imaginação.
Não é uma lista completa. Eles foram identificados com base na sabedoria de tradições religiosas e espirituais, revisões de literatura comparativa e descobertas de pesquisa. Eles foram selecionados para abranger uma visão de espiritualidade que se estende pelos diferentes entendimentos do que é a espiritualidade. Essas capacidades são organizadas em quatro categorias: Conhecimento do coração, Consciência relacional, Consciência plena e Sabedoria transcendente. Elas fortalecem a relação das crianças com o eu, com os outros, com Deus e com a natureza. Embora algumas capacidades sejam categorias em áreas específicas, é notável que muitas se sobrepõem e podem se encaixar em outras áreas também.
As quatro categorias apresentam uma maneira diferente de conhecer, ver, perceber o relacionamento que é encontrado nas formas espontâneas, atenciosas e genuínas que as crianças vivenciam na vida desde os primeiros anos. É importante notar que, embora essas capacidades pareçam ser inatas, elas precisam ser desenvolvidas para contribuir na construção de valores éticos. Estes contribuirão para comportamentos pró-sociais muito importantes para a vida destas crianças.
A identificação dessas capacidades espirituais considerou reflexões de consultas realizadas com 30 líderes religiosos e espirituais de sete diferentes tradições religiosas e espirituais, bem como alguns documentos escritos produzidos como parte do processo. Também considerou a pesquisa realizada pelo UNICEF, Learning for Wellbeing Foundation e o Fetzer Institute, conforme apresentado no relatório intitulado What Makes Me? Core capacities for living and learning. O processo também considerou autores que por meio de pesquisa científica e comparação com ensinamentos e entendimentos religiosos identificaram capacidades espirituais nas crianças. Mais notavelmente, considera-se a pesquisa de cinco anos conduzida pelo Dr. Tobin Hart que incluiu entrevistas com famílias, um levantamento estatístico de experiências de infância evocadas, o exame de estudos de caso e as várias pesquisas de outros, apresentadas em The Mystical Child – Vislumbrando o Mundo Espiritual das Crianças; bem como a pesquisa e o trabalho de 15 anos da Dra. Lisa Millar, compilado no Spiritual Child e através de suas numerosas publicações científicas.
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