A Hanseníase é uma doença infecciosa de caráter crônico, que embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, Brasil e Indonésia.
Ainda é considerado um importante desafio em saúde pública no Brasil, sendo considerado um país de alta carga para a doença. Ocupa o segundo lugar na relação de países com maior número de casos no mundo, atrás apenas da Índia.
A hanseníase está associada à pobreza e ao acesso precário à moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação.
Entre os anos de 2015 e 2019, foram diagnosticados 137.385 casos novos de hanseníase. Dentre esses casos, observa-se a predominância da doença em indivíduos do gênero masculino (55,3%), na faixa etária de 50 a 59 anos, raça/cor parda (58,7%), seguida de brancos (24,3%) com ensino fundamental incompleto (42,2%). Somente em 2019, foram notificados 27.864 casos novos.
Conhecer a doença, seus sinais e sintomas, sua forma de transmissão e prevenção pode contribuir para evitar a ocorrência de casos nas comunidades. E todas estas informações podem ser encontradas aqui neste material.
Ele está disponível para todos que possuem o aplicativo. Basta realizar a leitura, as perguntas e as avaliações e você já está capacitado, com certificado disponível. Não há necessidade de encontros com o capacitador. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Paulinho pelo correio do aplicativo.
Atenção: Antigamente existia a ação "Eliminação da Hanseníase" na Pastoral da Criança e os líderes precisavam enviar a FAEH (Folha de Acompanhamento de Eliminação da Hanseníase) para a Coordenação Nacional. Agora não é preciso mais enviar esta folha. A e-Capacitação é apenas informativa.
Boa leitura!
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Combate a Hanseníase]
- >
- Introdução
- >
- Introdução