A gestação e os dois primeiros anos de vida de uma criança compreendem o que chamamos de “primeiros 1000 dias de vida”. Este período recebe cada vez mais atenção, pois muitas pesquisas mostram que tudo o que ocorrer de positivo ou negativo nesta fase pode gerar impactos em curto e em longo prazo para o ser humano.
Fatores ambientais como a má alimentação, uso de cigarros, drogas ou álcool durante a gestação, condições de vida ruins, circunstâncias estressantes contínuas, como a violência e a negligência, impactam diretamente na saúde, crescimento e desenvolvimento das crianças e podem se tornar permanentes se não houver uma intervenção rápida e eficaz.
Neste sentido, os primeiros 1000 dias se tornam uma especial “janela de oportunidades” para garantir cuidados necessários para construir seres humanos saudáveis e que consigam atingir seu pleno potencial de desenvolvimento.
Na entrevista a seguir, a nutricionista Caroline Dalabona, da equipe técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, fala mais sobre este assunto.
« 1617 - 19/09/2022 - Aplicativo da Pastoral | 2022 Songs | 1615 - 05/09/2022 - Dia Mundial da Alfabetização » |