Tema: Celebração da Vida 

a-importancia-dos-ioc-entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A solidariedade e a caridade fazem parte da missão da Pastoral da Criança, que busca levar vida em abundância para todas as crianças. E nessa missão, todos podemos ajudar por meio de ações concretas na comunidade. A realização de parcerias locais contribui muito para a continuidade das ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. A criação de uma rede de apoio fortalece a comunidade. A Pastoral da Criança está aberta para que todos possam conhecer melhor as ações e experiências desenvolvidas por ela. Você sabe como colaborar? São diversas as formas que as pessoas podem colaborar com a Pastoral, veja algumas delas:

- Oferecer ingredientes para um lanche nutritivo e saudável para o dia da Celebração da Vida;
- Brincar, cantar ou contar histórias para as crianças;
- Fazer palestras sobre temas diversos para as famílias;
- Auxiliar os líderes em questões que envolvem tecnologia. Muitos jovens têm ajudado muitos líderes mais velhos a usarem o App Visita!

Enfim, basta querer. Cada um ajuda como pode. É o poder do "dar e eceber", ou seja, quanto mais amor compartilhado, mais amor recebido. Saiba mais na entrevista com Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1541 - 05/04/2021 - Importância das parcerias na Celebração da Vida


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Você falou que a Pastoral da Criança mantém parcerias com as universidades. Você poderia explicar como se dá esse tipo de parceria com as universidades?

Sim. é possível buscar sempre parcerias com faculdades e universidades, pois os alunos precisam cumprir horas de estágio voluntário. Por exemplo, alunos de educação física, de pedagogia, que podem auxiliar com brincadeiras na Celebração da Vida e outras. Alunos de enfermagem, nutrição e medicina que podem ajudar na hora de pesar, medir e orientar as famílias sobre o estado nutricional.

Regina, como os diversos profissionais ajudam no Dia da Celebração da Vida?

a-importancia-dos-ioc-entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Os profissionais de saúde, no Dia da Celebração da Vida, dão palestras e orientam as famílias sobre temas diversos de saúde, higiene e prevenção de doenças. Dentistas examinam e tratam os dentes das crianças; psicólogos orientam os pais sobre desenvolvimento infantil; advogados falam sobre os direitos das crianças, sobre o conselho tutelar e sobre cidadania; os enfermeiros e nutricionistas também podem ajudar os líderes no processo da mensuração da altura e do peso da criança, na orientação das mães ou responsáveis e também articular o encaminhamento da criança que apresenta dificuldade de crescimento para a unidade de saúde.

Existe também parceria para a animação das crianças no dia da Celebração da Vida?

Sim, nesse dia os brincadores e brinquedistas animam e divertem a criançada com suas brincadeiras e criatividade. Os jovens que estão terminando a catequese são uma boa opção para convidar para serem os brincadores.

veroni medeiros

Regina Reinaldin

Como as pessoas, que estão nos ouvindo agora, podem contribuir para o Dia da Celebração da Vida?

Para as pessoas que estão nos ouvindo agora e querem colaborar com a Pastoral da Criança, basta procurar a paróquia mais próxima de sua casa ou algum líder da Pastoral da Criança e se informar como pode colaborar. Você também pode baixar agora o Aplicativo Visita Domiciliar da Pastoral da Criança e acessar, com perfil particular, para conhecer nosso material do e-Capacitação. Com certeza, tem lugar para todos.

Leia a entrevista na íntegra: 1541 - A importância das parcerias na Celebração da Vida (.PDF) 

 

1717º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”

A Pastoral da Criança é uma grande rede. Líderes, capacitadores, multiplicadores, coordenadores, profissionais e outros voluntários de todos os estados do Brasil, e também de outros países, unem-se pela mesma causa: a vontade de que todas as crianças tenham vida plena. Somam-se a esta rede também outras instituições que defendem os direitos das crianças e seu desenvolvimento pleno. A partir de parcerias e discussões em comum, é possível dar força a determinadas questões e incluí-las na agenda de políticas públicas, para que cada vez mais crianças e famílias tenham seus direitos assegurados.

Dra. Zilda

“Sendo um trabalho de Igreja, deveria ter um verdadeiro espírito missionário, de amor ardente que não espera, mas que vai ao encontro e dá a mão àqueles que mais precisam, como nos ensina a parábola do Bom Pastor.”

Papa Francisco

"A família é a comunidade de amor em que cada pessoa aprende a se relacionar com os outros e com o mundo."