Brincadeiras com garrafas plásticas

  • Acertar nas garrafas

Material: garrafas plásticas grandes e pequenas.

Como fazer: cortar argolas das garrafas grandes. Colocar nas pequenas um pouco de areia para dar firmeza e fechar bem.

Como brincar: cada criança fica com umas argolas e tenta acertar nas garrafas pequenas que estão colocadas a uma certa distância. Pode jogar uma de cada vez ou várias ao mesmo tempo. Calcular a distância de acordo com a idade ou experiência das crianças na brincadeira.

  • Bilboquê ou Biblioquê

Material: uma garrafas plástica, 30 cm de barbante, três tampas de garrafa plásticas, durex colorido, ferro ou panela.

Como fazer: cortar a garrafa na parte do gargalo. Para fazer o acabamento e não ter perigo de alguém se cortar, encostar a parte cortada num ferro morno ou no fundo de panela esquentado e ir virando lentamente a garrafa para a borda ir dobrando para dentro. Outra maneira é furar com furador perto da borda e passar barbante para fazer um caseado. Ainda uma outra maneira é envolver o lugar do corte com o durex. Juntar duas tampas de garrafa deixando barbante dentro ou fazer uma bolinha amarrada no barbante e amarrar a outra ponta na tampa que está no gargalo cortado.

Como brincar: tentar colocar as tampas ou a bolinha dentro do gargalo.

  • Boliche

Material: seis a dez garrafas de plástico, bola de meia.

Como fazer: colocar um pouco de areia nas garrafas para dar firmeza e fechar bem.

Como brincar: arrumar as garrafas como está no desenho. Convidar as crianças, uma de cada vez, a jogar a bola para tentar derrubar as garrafas, arremessadas pelo chão. A distância depende da idade das crianças, para as menores ou que não estão acostumadas a jogar a distância deve ser pequena para que tenham mais chance de acertar.

  • Copo-bol

Material: duas garrafas plásticas cortadas, meia velha, pedaços de pano e sacolas plásticas (tipo supermercado), barbante.

Como fazer: cortar as duas garrafas a aproximadamente 15 cm do gargalo. Fazer o acabamento no lugar do corte como já explicamos no bilboquê. Fazer uma bola de meia pequena, de aproximadamente 6 cm. de diâmetro.

Como brincar: uma pessoa lança a bolinha para a outra, que tentará pegá-la com o copo.

  • Vai-e-vem

Material: duas garrafas plásticas cortadas a aproximadamente 20 cm do gargalo, cinco metros de corda plástica de varal (dividida em duas partes de 2,5 m cada), quatro pegadores de garrafa de amaciante de roupas (ou cortar argolas dos pedaços de garrafa que sobraram, encapando com fita adesiva larga para dar firmeza).

Como fazer: unir as duas garrafas cortadas colocando uma dentro da outra. Passar as cordas por dentro e amarrar nas argolas.

Como brincar: em duplas, segurando as argolas com as mãos, uma criança abre os braços enquanto a outra fecha e vice-versa.

Você está aqui: