Ambientação ao e-Paroquial

Olá! Paz e bem!

Você está participando de uma nova forma de fazer a capacitação para se tornar Coordenador da Pastoral da Criança. Chamamos essa modalidade de e-Capacitação, pois agora você não necessitará mais utilizar o Manual de Missão e Gestão em papel. Nós transformamos todo o conteúdo dele em uma versão eletrônica, o e-Paroquial. Com essa nova possibilidade, podemos acrescentar mais conteúdo além de dinamizar os conteúdos com figuras, fotos e outros meios. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o e-Paroquial e como ele funciona?

O e-Paroquial foi elaborado para facilitar a formação dos nossos voluntários que desejam se tornar coordenadores paroquiais e de área da Pastoral da Criança. Nele é possível acessar todo o conteúdo necessário a ser estudado, por meio de textos e fotos. É uma ferramenta valiosa que enriquecerá o encontro presencial com os capacitadores e trará mais dinâmica à formação dos nossos coordenadores.

O e-Paroquial é dividido em 5 etapas, as quais contemplam conteúdos importantes relacionados à missão e gestão do coordenador paroquial.

Para facilitar o aprendizado e o aperfeiçoamento dos novos coordenadores, cada etapa será dividida em três níveis:

  1. Básico é todo o conteúdo obrigatório que o coordenador precisa saber para acompanhar a paróquia. 
  2. Complementar é o conteúdo que poderá ajudar o coordenador a aprofundar os assuntos tratados no conteúdo básico.
  3. Opcional é o conteúdo mais avançado, que não tem no Manual de Missão e Gestão.

Cada etapa terá a seguinte estrutura, dividida nos níveis:

  • Tópicos: São os conteúdos estruturados por assuntos. Os principais assuntos abordados nos tópicos são: Missão do coordenador paroquial e de área; documentos da Igreja e da Pastoral da Criança; e recursos materiais e financeiros.  Dentro dos tópicos, teremos, além dos conteúdos, dois botões:
    • Botão “Treinar ”: São perguntas que contextualizam o conteúdo teórico em situações concretas. Não contará como avaliação, mas como um auxílio para o novo coordenador fixar o conteúdo dos tópicos. Também servirá para o coordenador se situar no progresso do estudo, já que à medida que for respondendo os treinos, a barra de progresso no ícone do tópico irá sendo preenchida. Quando a barra estiver completamente preenchida, quer dizer que o coordenador já realizou todos os treinos daquele tópico. Para ajudar no aprendizado, cada resposta será acompanhada por uma justificativa sobre a mesma, mostrando onde há erro e acerto, e o porquê.
    • Botão “Treino realizado”: Funcionará como um gabarito, onde estarão salvas todas as perguntas respondidas no treino, assim como suas justificativas. Para acessar, basta clicar na seta ao lado da pergunta e aparecerá este gabarito.
  • Avaliação: Para avançar nas etapas do e-Paroquial, o coordenador deve realizar uma avaliação por nível dentro de cada etapa. Ou seja, para finalizar uma determinada etapa, cada coordenador deverá fazer três avaliações distintas, correspondentes para cada nível (básico, complementar e opcional). A quantidade de perguntas na avaliação vai depender da quantidade de conteúdos do nível da etapa. As perguntas utilizadas na avaliação poderão ser as mesmas do treino.

Por predefinição, todas as etapas estarão abertas para o estudo no nível básico. O avanço para outros níveis dentro das etapas se dará mediante realização da avaliação da etapa naquele nível, sendo aprovado com um índice de acerto superior a 70%.

Cada nível de aprendizado na etapa somente será finalizado após a resolução da avaliação final daquele nível. Caso a pessoa  não consiga alcançar a média, ela não conseguirá avançar para um outro nível, podendo repetir quantas vezes quiser, até alcançar a média necessária. Quando a pessoa conseguir finalizar a etapa, ela pode avançar para um novo nível na mesma etapa.



[Você está aqui:]