Encontro 3

7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças


Encontro 3 – Ser exemplo


OBJETIVO

Mostrar consciência da importância de ter valores e comportamentos que beneficiam os outros por meio do exemplo.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • poema.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Crie um ambiente calmo e compartilhe com os participantes que hoje você iniciará o encontro com um poema intitulado “As crianças aprendem o que vivem”:

Se as crianças vivem com críticas

Elas aprendem a condenar

Se as crianças vivem com hostilidade

Elas aprendem a lutar;

Se as crianças vivem com o ridículo

Elas aprendem a ser tímidos; 

Se as crianças vivem com vergonha

Elas aprendem a se sentir culpados;

Mas…

Se as crianças vivem com tolerância 

Elas aprendem a ser pacientes;

Se elas vivem com encorajamento

Elas aprendem a ter confiança; 

Se as crianças vivem com elogios

Elas aprendem a apreciar;

Se as crianças vivem com justiça

Elas aprendem a ser justo; 

Se os filhos vivem com segurança 

Aprendem a ter fé; 

Se os filhos vivem com aprovação

Eles aprendem a gostar de si mesmos;

Se as crianças vivem com aceitação e amizade, 

elas aprendem a encontrar amor no mundo.

2. Crie o espaço para os participantes compartilharem abertamente quaisquer pensamentos ou reflexões do poema. Faça algumas perguntas para apoiar a troca: 

  • O que você mais gostou neste poema? 
  • O que o desafiou? 
  • O que você acha que este poema está nos dizendo/ensinando?

 

3. O poema enfatizou a palavra “viver” em vez de palavras como ouvir ou ver. Por que? Como as crianças aprendem? Por que?

 

4. As tradições espirituais e os líderes religiosos são exemplos de modelos que nos inspiram e nos convidam a fazer o trabalho interno contínuo de nos tornarmos bons exemplos.
Pergunte: Como as tradições e os líderes religiosos e espirituais os ajudam nesse trabalho? Que outros exemplos você tem em suas vidas? Resuma as ideias dos participantes em um papel.

 

5. Conclua a atividade com o convite para que pais, cuidadores e educadores se tornem grandes exemplos. Muito do que as crianças aprendem é implícito (não pode ser visto) – por exemplo, o comportamento de adultos que é discriminatório, violento ou hostil. Por exemplo, se eles são tratados com atitudes duras e violentas, isso molda como eles se veem. Se eles virem relações de gênero desiguais ou outras formas de falta de valorização e respeito pelos outros, isso pode influenciar a maneira como eles se comportam em relação aos outros. Pais, cuidadores e educadores nutrem valores éticos por meio da forma como demonstram comportamento positivo e exemplo de dignidade para as crianças, como lidam com desentendimentos, suas relações com os outros e como interagem com as crianças.


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