Como matar piolho:
1) Com um pente fino, passe uma linha entre os dentes do pente, de um lado ao outro. Lave os cabelos da criança e deixe um pouco do condicionador para deslizar o pente mais facilmente. As lêndeas grudam no fio de linha. Faça esse procedimento por alguns dias seguidos. Use este pente fino apenas para esta finalidade.
2) Lave lençóis e toalhas com água quente. Pode-se ferver a roupa de cama e de banho ou, se lavar na máquina, usar o ciclo quente (se a sua tiver essa opção).
3) Passe a roupa de cama com ferro bem quente, para matar as lêndeas que podem ter ficado ali, mesmo que não faça a lavagem dela diariamente.
4) Fique sempre alerta e, periodicamente, dê uma olhada mais detalhada na cabeça das crianças - principalmente quando souber que é época de surto nas escolas e parquinhos que vocês frequentam.
5) Não use inseticidas na cabeça das crianças. Hoje em dia, temos loções e xampus que funcionam bem.
6) Existe também o uso de medicamentos por via oral, mais nunca use remédios sem orientação de um médico.
7) Querosene é uma substância tóxica que será absorvida pela pele, nunca deve ser aplicada na cabeça de uma pessoa.
Manter hábitos de higiene é a melhor maneira de prevenir o aparecimento de piolhos. Mesmo assim, é possível acontecer o problema, principalmente entre as crianças. Os piolhos se espalham para a turma na escola rapidamente. Por isso, é importante sempre observar as crianças, para perceber logo se elas começam a coçar frequentemente a cabeça.
Para que não haja uma infestação, quando se nota que uma criança tem piolho, é preciso avisar aos pais ou responsáveis, aos profissionais da escola, babás e todos que têm contato frequente com ela. Assim, é combatido enquanto ainda está limitado a poucas pessoas.
Saiba mais
Piolho e sarna, qualquer um pode ter
Pele saudável é fruto de observação, higiene e cuidados diários
Prevenção e tratamento para sarna
Piolho
Também é preciso cuidar da toalha de banho, das roupas de cama e ver se as pessoas que cuidam da criança não estão com piolho também.
Para evitar que a contaminação por piolhos se espalhe, é preciso:
- cuidar da higiene e tomar banho todos os dias;
- manter os cabelos limpos;
- trocar de roupa todos os dias;
- não usar pente de outra pessoa;
- evitar colocar na criança chapéu, gorro ou boné emprestados.
Acidentes domésticos
Nunca se deve: usar inseticida para matar piolho, porque pode causar intoxicação grave na criança;
colocar saco plástico na cabeça da criança, pois pode causar asfixia.
Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)