A Pastoral da Criança do Estado da Bahia  realizou, no último dia 31 de agosto, a sua XI Romaria ao Santuário de Bom Jesus da Lapa/BA. Com o tema: “Pastoral da Criança 30 anos iluminada pela Fé, a Serviço da Vida e da Esperança”, milhares de pessoas participaram da tradicional caminhada, realizada desde 2004.


Com programação dinâmica, os voluntários foram motivados logo pela manhã a caminhar pelas ruas da cidade até o Santuário do Bom Jesus da Lapa, louvando, bendizendo e agradecendo a Deus pelos 30 anos da Pastoral da Criança no Brasil. Durante esses 30 anos a Pastoral da Criança semeou a semente da paz, gerando vida através do testemunho de fé de seus voluntários e famílias acompanhadas.

Nem o forte sol e o calor do oeste da Bahia, fez com que as lideranças desanimassem durante a caminhada, que foi animada pelo Grupo Músicos Missionários, coordenado pelo Pe. Renato Aguiar da Diocese de Livramento de Nossa Senhora/BA. Na chegada a gruta do Bom Jesus, os voluntários foram acolhidos pelo Padre Roque Silva, reitor do santuário, que acolheu a todos com muita alegria.

Pela tarde as atividades aconteceram na Gruta Nossa Senhora da Soledade, os voluntários foram acolhido pela cantora Zilda Botelho, que encantou a todos com as canções do seu segundo cd, com Músicas da Pastoral da Criança. O Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom José Valmor César Teixeira fez uma calorosa acolhida aos voluntários.

O coordenador estadual Cosme Oliveira dos Santos, agradeceu a presença de todos os voluntários, saldando a Pastoral da Criança na pessoa de todos seus líderes voluntários, que são a espinha dorsal da entidade, que durante 30 anos vem gerando vida e vida em abundância a todas as crianças.

Para abrilhantar ainda tarde os voluntários foram agraciado pela palestra de Dom Tommaso Cascianelli, bispo referencial da Pastoral da Criança no Estado da Bahia e bispo da Diocese de Irecê/BA, que destacou em sua palestra que os líderes são pedras vivas da Pastoral da Criança. Dom Tommaso envolveu todos os presentes com seu carisma, simplicidade e zelo ao falar da Pastoral da Criança. Compartilhou sua mensagem com testemunhos oriundos dos próprios líderes, ressaltando que o testemunho de cada líder enriquece o trabalho da Pastoral da Criança. Vários líderes testemunharam seu amor pela entidade entre eles, Maria uma líder de Barra do Choça/Arquidiocese de Vitória da Conquista, que em seu depoimento disse aos quase dois mil voluntários ali presentes, que de mãe acompanhada, hoje ela é coordenadora paroquial e seu filho que fora acompanhado pela Pastoral desde o primeiro ano de vida, hoje a ajuda na missão de coordenar e animar voluntários para o serviço de salvar vidas. Josemar, filho de Maria, aos 21 anos de idade relatou: vivo na Pastoral há 20 anos! E sou muito feliz! Mãe e filho testemunhando o amor pela missão salvífica da Pastoral da Criança.

A caridade é um dos alicerces da Pastoral da Criança, doar seu tempo em favor dos pequeninos, amor que constrói, renova a fé, virtudes daqueles que amam a Deus e que mostram seu amor não apenas com palavras, mas sim, com ações dedicando-se ao serviço voluntário. A cruz é onde Jesus Cristo deu a vida por nós, motivado pelo amor ao próximo. Assim devemos ser, que na cruz do dia a dia, possamos dá a vida pelo próximo, assim como Jesus fez- destacou Dom Tommaso e, finalizando sua palestra disse: Quero muito bem a cada um de vocês, líderes, e, assim como vocês, amo a Pastoral da Criança!

A XI Romaria da Pastoral da Criança foi bastante animada e acima de tudo enriquecedora e motivacional, teve a pparticipação de dezenove (19) dioceses, das vinte e uma (21) que formam a Pastoral da Criança no Estado da Bahia.

Cada um dos seus seis núcleos da Pastoral da Criança do estado da Bahia utilizou sua criatividade para fazer as apresentações de suas respectivas dioceses. Através de muita música, animação, paródia, dança, poema, poesias e relato de história de sucesso, cada uma na sua essência lançou a semente do amor, atraindo assim, a atenção de seus participantes.

Após um dia inteiro de muita animação, caminhada, partilha de saberes, palestra, os líderes voluntários silenciaram seu coração para participar da Santa Missa presidida por Dom Tommaso Cascianelli e co-celebrada por Dom José Valmor César e por mais 6 padres vindos das diversas dioceses do estado da Bahia. A Santa Missa encerrou a programação da da XI Romaria da Pastoral da Criança, mas ao mesmo tempo, enviou cada líder, agora, mais fortalecido pelo pão da Palavra e da Eucaristia para salvar vidas.

A Coordenação Estadual da Pastoral da Criança agradece e louva a Deus pela participação de seus líderes voluntários na sua XI romaria da Pastoral, que Deus os abençoe e renove a cada dia o desejo de defender a vida. Que cada voluntário com seu testemunho de fé e alegria possa atrair mais pessoas para esta grande família que é a Pastoral da Criança.

“É semente que se planta, são frutos que a gente colhe, faz dessa gente gerar vida, celebrar a confiança a serviço da missão”.

 
Colaboração: Nayane Gonçalves - Assessora voluntária da Pastoral da Criança e Multiplicadora da Ação Comunicação Popular

Foto: Edson dos Santos de Jesus - Comunicador responsável pela Comunicação no Estado da Bahia