cartaz campanha da fraternidade 2015 eu vim para servir1Com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e com o lema "Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta quaresma, a Campanha da Fraternidade 2015. Anualmente, a Igreja Católica escolhe um tema de relevância eclesial ou social como proposta de reflexão e ação, durante um período de 40 dias em preparação para a Páscoa.

Depois da páscoa, a Campanha segue motivando diversas ações em comunidades e paróquias de todo o Brasil. A Campanha da Fraternidade desse ano, quer recordar, de modo especial, a vocação e missão do cristão e das comunidades na sociedade. Esta campanha acontece após 50 anos de um encontro entre bispos realizado em Roma, o Concílio Ecumênico Vaticano II, que na época definiu novas diretrizes para a Igreja Católica no mundo.

Recordando as conclusões do Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade propõe uma ampla reflexão sobre o papel do leigo na sociedade, seja no trabalho, na escola, na comunidade, nas entidades de serviço humanitário e em todas as esferas sociais onde somos chamados a dar testemunho e colaborar com a transformação da realidade e a melhoria da qualidade de vida. Participe na sua comunidade das reflexões e propostas de ação dessa Campanha. Busque informações na paróquia mais próxima de sua residência.

Dom aldo“Nós temos que estar sempre atualizados para ver como nos tornar mais úteis e necessários em épocas de transformação”, afirma Dom Aldo.

Todo ano, na quaresma, que se inicia na quarta-feira de cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade. Para este ano, foi escolhido o tema “Igreja e Sociedade” Além de incentivar a todos na busca pelo bem comum, a campanha pretende fazer com que as comunidades conheçam os serviços mediante os quais a Igreja se faz presente e solidária. Sobre a Campanha da Fraternidade 2015, confira a entrevista com Dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

A Campanha da Fraternidade deste ano, tem como tema “Fraternidade, Igreja e Sociedade”. E como lema: “Eu vim para servir”. Por que foi escolhido este tema e este lema?

Como a Pastoral da Criança faz

Voluntariado: agora é a hora!

A Igreja é serviçal da humanidade. Não cabe à Igreja substituir a missão do Estado, mas cabe à Igreja corroborar, colocar-se na disponibilidade, naquilo que puder para engrossar o que nós chamamos de voluntariado. E nós queremos então saber quais entidades e onde nós podemos servir, onde podemos ser úteis.

Qual é o objetivo principal da Campanha da Fraternidade deste ano?

A finalidade da campanha é levantar ações, associações, ONGs, clubes de serviços, serviços voluntários, enfim, tudo aquilo que trabalhe com a caridade, com a promoção humana. Sobretudo, na área de educação e da saúde. Então visualizar isso, fazer um painel das possiblidades dos serviços voluntários e a gente ver: onde eu posso caber? Onde é meu lugar? Onde é meu espaço? E me oferecer. Isto é o que a Igreja quer fazer.

O foco principal da campanha é o serviço. Como é possível colocar isto de forma prática em nossas comunidades?

É muito prática e eu agradeço sua pergunta, porque é o que nós queremos saber. Então, na sua paróquia, que serviços existem nas pastorais chamadas pastorais sociais? Onde eu posso caber? Não necessariamente só na Igreja, mas você pode muito bem frequentar e dizer como serviço voluntário: “Eu quero abraçar o Hospital do Câncer, que tem milhares de coisas para fazer lá”. Na Pastoral Carcerárea, quanto tem pra fazer, para resgatar, recuperar. Tem a questão da droga, quantos pais necessitados de orientar os seus filhos e filhas… São essas coisas, bem concretas. É isso que você tem que ver. Se não tem na sua paróquia, veja na prefeitura, em determinados clubes de serviço. Na hora de fazer a caridade, você tem que ver onde você pode caber, onde que você é útil.

Leia na íntegra: 1220 - Entrevista com Dom Aldo Di Cillo Pagotto - Campanha da Fraternidade 2015 (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1220 - 16/02/2015 - Campanha da Fraternidade

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Saiba mais:

Apresentação - Campanha da Fraternidade
Documentário da Campanha da Fraternidade 2015
Jornal 218 • Palavra do Pastor - A missão dos discípulos é o serviço à vida plena

Foto: Campanha da Fraternidade