O bebê nasce com poucas defesas contra algumas doenças, por isso ele precisa da proteção de vacinas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas crianças recebam vacinas conforme calendário abaixo:
Table 2: WHO recommendations for routine immunization
Alguns países possuem o calendário de vacinas diferente do proposto pela OMS. Veja o funcionamento da vacinação em seu país mais abaixo.
Líder, é importante que você incentive e oriente mães e pais a vacinarem seu bebê.
Algumas doenças prevenidas por vacinas são:
Tuberculose - é uma infecção que afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida de pessoa a pessoa. A vacina BCG é a principal proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.
Hepatite - é uma inflamação do fígado causada por vírus. A hepatite A é mais comum e menos grave do que a hepatite B. Proteção contra Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.
Poliomielite (paralisia infantil) - é uma doença causada por vírus que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Proteção contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita parcial ou total. Geralmente atinge as pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.
Difteria (ou crupe) - é uma doença respiratória que atinge amídalas, faringe, laringe, nariz.
Tétano - é uma infecção causada por bactéria que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro.
Coqueluche - é uma doença causada por uma bactéria que provoca tosse e pode dificultar a respiração.
Meningite - é a inflamação das membranas que revestem o cérebro. Os sintomas podem ser: febre alta, dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, dificuldade de concentração, convulsões.
Infecções - são causadas pela bactéria Haemophilus influenzae (tipo B), como alguns tipos de meningites, sinusite, entre outras. Atingem principalmente crianças até cinco anos e, geralmente, começam no nariz e na garganta e podem se espalhar para outras partes do corpo.
Rotavírus - é uma das principais causas de diarreia grave em crianças até cinco anos de idade, que pode levar a morte.
Febre amarela - é transmitida pela picada de mosquitos e causa febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, pele e os olhos ficam amarelados.
Algumas vacinas precisam de mais de uma dose para fornecer uma proteção total contra a doença. Por isso é importante que as crianças tomem todas as doses indicadas de vacinas para ficar bem protegidas.
Líder, se algum bebê ou criança estiver com a vacinação atrasada, oriente os pais para que ela seja levada ao serviço de saúde para receber as doses que faltam.
Líder, veja como funciona a vacinação em seu país:
No AppVisita Domiciliar e Nutrição:
Na pergunta da vacina, marque [S] Sim se a criança está com a vacina completa para a sua idade. e se uma ou mais vacinas estiverem atrasadas marque [N] Não.
Na Caderneta ou Cartão de Saúde da Criança, quando a dose da vacina foi aplicada, a anotação é feita com caneta. E as anotações em lápis são as datas das próximas vacinas.
Se a criança tomou todas as vacinas anteriores, nesses meses, o AppVisita não fará a pergunta "A criança está com a vacina completa para sua idade?".