• Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    1352 dia mundial oracao criacao entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Celebrado no dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, é uma  iniciativa que visa chamar atenção para o futuro do planeta e como podemos, em nossas famílias, comunidades e grupos, cuidar melhor dele.

  • Oração e Ação pela Criança: para que as ações aconteçam no ano todo

    Desde 2006, a Pastoral da Criança participa de uma iniciativa inter-religiosa que promove ações para envolver a comunidade no compromisso de orar e agir pelas crianças, para que seus direitos sejam garantidos e tenham um desenvolvimento pleno. Entre as atividades da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), está a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro).

  • Oração e Ação pela criança: uma iniciativa de cuidado e amor

    1311 dia de oracao e acao cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é uma iniciativa inter-religiosa que tem como objetivo promover o bem-estar das crianças por meio da reflexão, da celebração da vida e da definição de estratégias para superar os desafios e para a proteção dos direitos das crianças.

  • Oração e Ação pela Criança: reflexão e compromissos

    1311 dia de oracao e acao entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    A Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Global das Religiões pelas Crianças, celebra todos os anos no Brasil, no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. Essa data foi instituída durante o 3º Fórum da Rede Global das Religiões pela Infância (GNRC), realizado na cidade de Hiroshima, no Japão, em maio de 2008.

  • Saneamento e meio ambiente

    1302 meio ambiente cpf1

    Equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Alagoinha (PE)

    Saneamento é o conjunto de medidas que tornam uma área sadia, limpa e habitável, oferecendo condições adequadas de vida para uma população e para a agricultura, além de prevenir doenças e promover a saúde. No Brasil, o saneamento básico, que garante o acesso à água potável e a coleta e tratamento dos esgotos, é um direito assegurado pela Lei nº 11.445/2007. Porém, apenas 39% dos esgotos do país são tratados, sendo as regiões Norte e Nordeste as mais afetadas. Quanto à água, são mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso a este serviço.

  • Energias boas

    1302 meio ambiente outros assuntos

    Foto: Molostock

    O nosso ambiente está ameaçado pelo modelo de vida e de desenvolvimento que adotamos nos últimos tempos, baseados no consumo desenfreado, no individualismo do merecimento, no descaso pela natureza como ser vivo, tratando-a como objeto de consumo. “A criação inteira geme...” (Rom 8). Ela geme e grita, porque está submetida, oprimida, coisificada. Há um modelo de sociedade que é responsável por essa situação (Gn 3). São gritos públicos (das pessoas e da natureza). Mas esses gritos não são ouvidos ou são ignorados, ou censurados. Até mesmo silenciados. Ficou “normal”. Mas, é normal devastar a floresta amazônica em nome do desenvolvimento e do capital financeiro? É normal jogar lixo nas ruas e deixar a torneira jorrando água? É por essa norma da violência e do desperdício que queremos continuar vivendo?

  • Meio ambiente e o Grito dos Excluídos

    1302 meio ambiente entrevista

    Foto: Eli Pio

    À quem interessa a exclusão social que traz tanta miséria e violência? Para discutir esta questão, que acontece todos os anos no Brasil e na América Latina, o Grito dos Excluídos é uma grande articulação popular que tem como objetivo denunciar situações de exclusão e elaborar alternativas para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Em 2016, a iniciativa chegou à 22ª edição e trouxe como tema: “Vida em primeiro lugar”. E o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!” 

    Sobre esta temática e o que tem a ver com o dia a dia de todos os cidadãos, confira a entrevista com Maria das Graças Silva Gervásio, assistente social e coordenadora do Núcleo de Comunicação da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

  • Momento ecumênico celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    Dia Mundial de Oracao pelo Cuidado da Criacao 1
    União da comunidade e diferentes tradições religiosas, em frente ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, em Fazenda Rio Grande (PR)

    Inspirada pelo chamado do Papa Francisco, neste 1º de setembro, a Pastoral da Criança celebrou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi marcada por um momento ecumênico, realizado no município de Fazendo Rio Grande (PR), nas proximidades do Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, local que recebe 2500 toneladas de lixo diariamente, provenientes de Curitiba e da região metropolitana. A proposta era que, além do viés espiritual, a ocasião também ajudasse a abordar de maneira prática uma questão ambiental que afeta crianças e famílias da região – e que merece atenção durante o ano todo.

  • Cuidar da Casa Comum: vocação de todos!

    1300 oracao criacao outros assuntos

    Uma das expressões mais bonitas para definir a Terra como ambiente para acolher a vida e a presença humana é “casa comum”, expressão essa que brotou do coração e da mente de Papa Francisco. 

  • Dom Pedro Marchetti Fedalto comemora 90 anos

    arcebispo Dom PedroNascido em 11 de agosto de 1926, na colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo (PR), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Marchetti Fedalto, completa 90 anos.

    Como lema episcopal, Dom Pedro Fedalto adotou: “Veritatem in Caritate”, que significa a verdade na caridade. O lema fundamentou e caracterizou sua trajetória sacerdotal de mais de 60 anos. Período no qual serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná, que presidiu por 28 anos.

  • Fórum Aliança de Religiões pelas Crianças e Juventude

    ForumColombia1
    O evento aconteceu em Bogotá, na Colômbia

    O gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, foi convidado para apresentar as iniciativas da Rede Global de Religiões pela Criança no Brasil, no Fórum “Aliança de Religiões pelas Crianças e Juventude”. O evento foi realizado em Bogotá, na Colômbia, de 13 a 14 de julho de 2016, na Universidade de SantoTomas. A reunião aconteceu em um momento histórico naquele país, marcado pela construção da paz e de reconciliação, depois de mais de 50 anos de conflito armado interno. O Fórum faz parte de uma série de painéis de discussão que a iniciativa “Oração e Ação pelas Crianças”, com apoio da fundação Arigatou Internacional, promove desde 2014. Nova Iorque, Genebra e Tóquio já foram sede destes encontros.

  • Missa celebra Experiência Vivencial de países da América Latina e Caribe com a Pastoral da Criança

    Celebracao envio 
     Missa de envio no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

    Para encerrar e celebrar duas semanas de trabalho intenso com representantes de dez países da América Latina e do Caribe, a Pastoral da Criança participou de uma celebração eucarística junto à comunidade, neste sábado (16 de julho), às 19h, em Curitiba (PR). A missa aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, escolhida por ser a padroeira da América Latina. Foi celebrada pelo padre Jefferson Lima da Costa, da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, de Colombo (PR). 

  • Dom Paulo Evaristo Arns comemora 50 anos de ordenação episcopal

     Dom Paulo
     Imagem: Arquidiocese de São Paulo

    Com a presença de familiares, amigos e cerca de 40 bispos e 200 padres, o cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns – irmão da Dra. Zilda Arns Neumann – celebrou, no último final de semana, o cinquentenário de sua ordenação episcopal. O cardeal-arcebispo Dom Odilo Scherer presidiu a missa solene em homenagem à data, na Catedral da Sé, na capital paulista, no sábado (2 de julho).

  • Pastoral da Criança recebe organizações da América Latina e Caribe em encontro

    Colombo 
     Participantes em visita ao CRAS Maracanã, em Colombo (PR)

    Com o objetivo de animar o fortalecimento e a criação de processos de trabalho pastoral com a criança, membros de nove países da América Latina participam de um encontro de experiência vivencial, em Curitiba, a partir da sistematização da metodologia da Pastoral da Criança no Brasil. O evento acontece na capital paranaense e Região Metropolitana, no período de 3 a 16 de julho e deve reunir 23 representantes de diversas organizações. A proposta é que, no decorrer destas duas semanas, os participantes possam elaborar projetos adaptados à realidade de cada país, que serão colocados em prática posteriormente.

  • Parceria Abracei é celebrada no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

    Parceria Abracei junho16
    Foto: Divulgação Associação Evangelizar é Preciso

    Estima-se que mais de 35 mil pessoas, incluindo caravanas de várias regiões do Brasil e até do Paraguai, passaram pelo Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na região central de Curitiba (PR), neste final de semana (25 e 26 de junho). O motivo foi a décima edição das 24h de Oração na Presença do Senhor, com uma programação que teve início às 19h de sábado e foi até o início da noite de domingo. Entre os participantes, estavam representantes da coordenação nacional da Pastoral da Criança e líderes da Comunidade Cristo Rei, ligada à Paróquia São José das Famílias, do bairro Sítio Cercado.

  • Ir. Veneranda participa de encontros com coordenadores em todo o país


    regional1

    O primeiro Encontro Regional reuniu coordenadores de Minas Gerais e Rio de Janeiro

    Para que as crianças tenham vida plena garantida. É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças e 61 mil gestantes, garantindo o cuidado durante toda a primeira infância: deste o ventre materno até os 6 anos de idade. E para que isso aconteça, mais de 180 mil voluntários estão mobilizados, sendo que 99 mil fazem o trabalho de visitas mensais e dão orientações sobre saúde e desenvolvimento a todas as crianças acompanhadas.

    Com a intenção de fortalecer a missão e trocar experiências, a Pastoral da Criança volta a realizar, durante o primeiro semestre de 2016, os Encontros Regionais, que reúnem coordenadores da entidade em nível estadual, regional e diocesano.“Queremos ouvir o que as bases mais precisam para melhorar na missão”, explica a coordenadora nacional, Irmã Veneranda Alencar, que deve comparecer nos sete encontros – que iniciaram em março e devem acontecer até julho.

  • Não há tristeza onde existe verdadeira Páscoa

    1277 pascoa entrevista

    Foto: Berdnik Oleksander

    Nesta semana, é celebrada a Páscoa: a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos. Nesta época, comemora-se a passagem de Cristo deste mundo para o Pai, da morte para a vida, das trevas para a luz – tempo que oportuniza repensar os comportamentos e prioridades da vida, para renová-los e poder se dedicar mais ao bem comum, ao próximo que precisa.

  • A Páscoa que acontece todos os dias

    1277 pascoa cpf site2

    Na Pastoral da Criança, a Páscoa acontece todos os dias. O renascimento de Cristo se faz em cada criança que tem sua saúde cuidada por líderes, estes homens e mulheres que se dedicam boa parte de seu tempo a levar a Boa Nova, esperança e mudança de perspectiva para famílias de todo o Brasil. 

    A Páscoa acontece na Celebração da Vida, nas visitas domiciliares, nas orientações da preparação do soro caseiro, das vacinas, da alimentação saudável, do aleitamento materno, no pré-natal bem feito. Nos vídeos abaixo, você conhece algumas histórias de dedicação, e como estas pessoas estão colaborando para que a vida renasça a cada dia, na realidade de meninos e meninas de todos os estados do país.

  • Sacerdote Peter Hughes habla de principios universales para niños

    Pe. Hughes"Dejad que los niños vengan a mí, porque de ellos es el Reino de los Cielos" (Mt 19,13-15). Este es uno de los pasajes más memorables cuando se habla de la importancia de los niños y del respeto que a ellas se debe dedicar desde el comienzo de la vida, como sujetos de derechos que son. Este es el hilo conductor de esta entrevista con el Padre Peter Hughes, irlandés que se unió durante cuatro años, el Departamento de Justicia y Solidaridad del Consejo Episcopal Latinoamericano (CELAM).

  • Convite à mudança

    ir vera 28fevNesse tempo de quaresma, o evangelho com a parábola da figueira é um convite à conversão e traz o questionamento: como eu tenho vivido meu sim dado a Deus? Confira a reflexão da Ir. Vera Lúcia Altoé.