Datas comemorativas

  • Renasce a fé e a esperança: mensagens de Ano Novo

    1317 ano novo cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A Pastoral da Criança é um milagre que acontece todos os dias e nos faz acreditar no amor, na fé e na força da vida. A cada ano que se inicia, a energia para dar continuidade ao trabalho de levar vida plena a todas as crianças renasce e, com ela, a certeza das maravilhas que iremos vivenciar junto às famílias que acompanhamos.

  • Que 2017 venha cheio de esperança!

    Um novo ano se inicia e traz consigo esperança para renovar a nossa força, energia e nos motivar em nossa missão. Neste momento em que sonhamos alto e pensamos grande, precisamos fazer um balanço sobre como estamos vivendo e o que desejamos para o próximo ano.

  • Natal: época da solidariedade brotar!

    1316 natal entrevista

    Foto: kjpargeter / Freepik

    É Natal outra vez! Data que sensibiliza as pessoas e reaviva os gestos de solidariedade. Muitas famílias passam a noite de Natal juntas, se perdoam mutuamente, desentendimentos são desfeitos, compartilha-se a emoção e a alegria que envolve essa noite tão especial.

  • Voluntariado não tem idade, tem amor ao próximo

    1314 voluntariado outros assuntos

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    “Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

  • Dia da Pastoral da Criança: momento de agradecer pela dedicação de todos os voluntários

    1314 voluntariado entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Dia da Pastoral da Criança, celebrado em 5 de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.

  • Pastoral da Criança celebra 30 anos de missão no Piauí

    convite piauiPara que as crianças tenham vida plena garantida. É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças e 61 mil gestantes, garantindo o cuidado durante toda a primeira infância: deste o ventre materno até os 6 anos de idade. E para que isso aconteça, mais de 180 mil voluntários estão mobilizados, sendo que 94 mil fazem o trabalho de visitas mensais e dão orientações sobre saúde e desenvolvimento a todas as crianças acompanhadas.

  • Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    1300 oracao criacao entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    Em sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja), o Papa Francisco ressalta as preocupações com o futuro do planeta e como devemos cuidar melhor dele. Uma das iniciativas para chamar mais a atenção para este tema e propor ações foi a instituição do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que já era celebrado pela Igreja Ortodoxa e que, desde 2015, também passou a ser uma data importante para os católicos e todos aqueles que se unem pelo bem comum.

  • Dom Pedro Marchetti Fedalto comemora 90 anos

    arcebispo Dom PedroNascido em 11 de agosto de 1926, na colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo (PR), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Marchetti Fedalto, completa 90 anos.

    Como lema episcopal, Dom Pedro Fedalto adotou: “Veritatem in Caritate”, que significa a verdade na caridade. O lema fundamentou e caracterizou sua trajetória sacerdotal de mais de 60 anos. Período no qual serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná, que presidiu por 28 anos.

  • Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: vamos enfrentar!

    1285 abuso entrevista

    Foto: T.Rolf

    Todas as crianças já nascem com direitos. A lei garante a elas proteção. Mas, infelizmente, os números sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são muito grandes. E essa realidade precisa mudar.

  • A missão de ser mãe

    foto entrevista

    Foto: Marcello Caldin e Malgorzata Replinska

    O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas em todo o mundo. Por isso, neste dia, a Pastoral da Criança aproveita para homenagear essas mulheres tão importantes na formação das crianças. Sabe-se que não é fácil cuidar dos filhos hoje em dia. Muitas mães trabalham fora e milhares de outras sofrem com a falta de recursos para criarem seus filhos com a dignidade que merecem. Mesmo assim, é grande o amor, a coragem, a vontade de lutar e de vencer.

  • O que aprendi com minha mãe…

    1283 dias das maes outros assuntos

    Quando somos apenas filhos, não compreendemos porque, muitas vezes, nossas mães dizem “não”. Mas quando passamos a ser mãe, tudo fica claro e desvendamos o segredo: o “não” representa, simplesmente, o fato delas nos amarem profundamente.

  • A missão de ser mãe, avó e líder

    1283 dias das maes cpf1

    Edna: líder, mãe e, agora, avó de Lorenzo

    Poliana Carolina Martins têm 27 anos e é líder da Pastoral da Criança desde 2011. Aprendeu com a mãe, Edna de Souza Martins, o ofício do voluntariado. E foi também a mãe, líder há 15 anos em Itabirito, Minas Gerais, a responsável por acompanhá-la durante sua primeira gravidez. Lorenzo nasceu há pouco mais de três meses, e desde que soube que ele iria chegar, a líder e avó começou a sentir de um novo jeito o acompanhamento das gestantes. “Fazer o acompanhamento dela foi mais emocionante ainda”, explica Edna.

  • Não há tristeza onde existe verdadeira Páscoa

    1277 pascoa entrevista

    Foto: Berdnik Oleksander

    Nesta semana, é celebrada a Páscoa: a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos. Nesta época, comemora-se a passagem de Cristo deste mundo para o Pai, da morte para a vida, das trevas para a luz – tempo que oportuniza repensar os comportamentos e prioridades da vida, para renová-los e poder se dedicar mais ao bem comum, ao próximo que precisa.

  • A Páscoa que acontece todos os dias

    1277 pascoa cpf site2

    Na Pastoral da Criança, a Páscoa acontece todos os dias. O renascimento de Cristo se faz em cada criança que tem sua saúde cuidada por líderes, estes homens e mulheres que se dedicam boa parte de seu tempo a levar a Boa Nova, esperança e mudança de perspectiva para famílias de todo o Brasil. 

    A Páscoa acontece na Celebração da Vida, nas visitas domiciliares, nas orientações da preparação do soro caseiro, das vacinas, da alimentação saudável, do aleitamento materno, no pré-natal bem feito. Nos vídeos abaixo, você conhece algumas histórias de dedicação, e como estas pessoas estão colaborando para que a vida renasça a cada dia, na realidade de meninos e meninas de todos os estados do país.

  • Empoderamento da mulher: uma conquista a cada dia

    1275 dia da mulher outros assuntos

    Foto: Marcello Caldin

    Todos os anos se comemora, na data de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, sempre com o objetivo de convidar a sociedade a refletir sobre sua condição, como está a questão dos direitos, a busca contínua por equidade e, consequentemente, a valorização da mulher. Isso deve acontecer tanto no mundo do trabalho, nas escolas, nas famílias e nas mais diversas relações sociais em que se vive.

  • Dia da Mulher - o poder da escolha

    1275 dia da mulher entrevista

    Foto: Benjamin Earwicker

    No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A cada ano, esse dia é marcado por reflexões, protestos, festas e diversas outras manifestações em todos os países. Em 1857, 129 operárias morrem queimadas pela força policial numa fábrica de roupas em Nova Iorque. Elas reinvidicavam a redução da jornada de trabalho, salários iguais aos dos homens e o direito à licença-maternidade. Em 1910, este dia foi instituído como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres.

  • Voluntárias: mulheres transformadoras

    1275 dia da mulher cpf2

    Hoje, Mariana (ao centro) é exemplo para outros voluntários

    Quantas mulheres exemplos de força você conhece? Quantas trabalhadoras, donas de casa, mães, avós, entre tantas outras, você citaria como mulheres únicas, que com muita vontade e luta, fizeram a diferença na vida de outros? Na Pastoral da Criança não é diferente. Neste 8 de março, lembrado mundialmente como Dia das Mulheres, a força feminina é lembrada também na entidade. São as mulheres a força motriz da instituição: elas são 90% dos voluntários e grandes responsáveis por estes mais de 30 anos de história.

  • O que queremos para as crianças em 2016

    ano novo 2

    Foto: Ariene Rodrigues

    A passagem de ano é cheia de ritos e crenças: usar roupa branca, pular as sete ondas e comer lentilhas são algumas das mais tradicionais superstições para entrar no Ano Novo com o pé direito, como se diz por aí. Mas, tirando as superstições, o fato é que o início de um novo ano é um momento propício para refletir sobre como estamos vivendo e o que desejamos para o próximo período.

  • Ano Novo: Ano da Paz e da Misericórdia

    papa 2Confira uma síntese, feita pelo Observatório Romano, da mensagem do Papa Francisco para a celebração do dia 1º de janeiro de 2016, com a temática “Vence a indiferença e conquista a paz”.

  • Ano Novo, esperança renovada

    ano novo cpf2Quando um novo ano começa, são comuns os planos de mudança, de esperança para uma vida mais feliz e completa. Para muitas crianças e famílias, o ano novo começa com uma líder que bate à porta trazendo mensagens de fé, cuidado e saúde.