Datas comemorativas

  • Zelo e amor para com a Criação

    1352 dia mundial oracao criacao cpf

    Foto: Stockvault

    “A Criação está muito presente no plano de Deus. Nós somos chamados a contemplar a mãe terra e também somos chamados a respeitar, ter o maior carinho e zelo pela natureza”, lembra Irmã Irma Rodrigues da Silva, voluntária da Pastoral da Criança desde 1986. “A Pastoral da Criança ajuda as comunidades a acolherem todo esse zelo pela mãe terra. Afinal, a terra nos dá bons frutos e nos precisamos respeitá-la. Ela faz parte do plano de Deus e esse plano, é colocar a vida sempre em primeiro lugar”, ressalta Irma Rodrigues.

  • Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    1352 dia mundial oracao criacao entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Celebrado no dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, é uma  iniciativa que visa chamar atenção para o futuro do planeta e como podemos, em nossas famílias, comunidades e grupos, cuidar melhor dele.

  • Pastoral da Criança convida para Missa em Ação de Graças ao 83º aniversário de nascimento de Dra Zilda Arns Neumann

    zildaA Coordenação Nacional da Pastoral da Criança convida voluntários, amigos e a comunidade para a Santa Missa em memória da Dra. Zilda Arns Neumann nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, data que marca o 83º aniversário de seu nascimento. A missa será celebrada pelo padre Danilo, às 12 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

  • Ser mãe: uma missão especial

    1336 dia das maes cpf

    Foto: Phduet

    O Dia das Mães é uma data muito especial, comemorada ao redor do mundo com o objetivo de homenagear as mulheres mais importantes de nossas vidas: as mães.

  • Mãe: expressão de ternura

    1336 dia das maes outros assuntos

    Foto: Gris Guerra

    “Ser mãe é dádiva de Deus, é tocar o céu,
    Ser mãe é o maior presente, é ganhar o maior dos troféus”
    (Adriana Arydes).

  • Páscoa: momento de celebrar a vida

    1332 pascoa cpf

    Foto: Congerdesign

    A Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus e se inicia no Domingo de Ramos, relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, quando os fiéis cobriam as estradas com folhas de palmeira para comemorar a chegada do Senhor. E termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

  • Páscoa: tempo de renovação e fortalecimento da missão

    1332 pascoa entrevista

    Foto: Bjorgvin Gudmundsson

    Estamos vivendo o tempo de Páscoa, momento de celebração que nos leva a refletir sobre a passagem da vida, por meio da crucificação e da Ressurreição de Cristo. Nesse período, somos chamados a nos reinventar, nossa fé se renova e fortalece, assim como a esperança e a força para construção de um mundo melhor e mais feliz. Na Pastoral da Criança, também é tempo de fortalecer a missão, repensando os desafios e seguindo em frente, com coragem e união.

  • Mulher: símbolo de amor e de luta por um mundo mais justo

    1327 dia da mulher cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A mulher é um símbolo sagrado, imagem e exemplo de amor, esperança e perseverança. Celebramos em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, data que relembra as grandes conquistas realizadas pelas mulheres ao longo da história e nos leva a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

  • Dia Internacional da Mulher: uma data para refletir

    1327 dia da mulher ent

    Foto: Marcello Caldin

    Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou estabelecido que o Dia Internacional da Mulher seria celebrado em 8 de março, como forma de obter apoio internacional e em homenagem aos movimentos pelos direitos das mulheres.

  • Renasce a fé e a esperança: mensagens de Ano Novo

    1317 ano novo cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A Pastoral da Criança é um milagre que acontece todos os dias e nos faz acreditar no amor, na fé e na força da vida. A cada ano que se inicia, a energia para dar continuidade ao trabalho de levar vida plena a todas as crianças renasce e, com ela, a certeza das maravilhas que iremos vivenciar junto às famílias que acompanhamos.

  • Que 2017 venha cheio de esperança!

    Um novo ano se inicia e traz consigo esperança para renovar a nossa força, energia e nos motivar em nossa missão. Neste momento em que sonhamos alto e pensamos grande, precisamos fazer um balanço sobre como estamos vivendo e o que desejamos para o próximo ano.

  • Natal: época da solidariedade brotar!

    1316 natal entrevista

    Foto: kjpargeter / Freepik

    É Natal outra vez! Data que sensibiliza as pessoas e reaviva os gestos de solidariedade. Muitas famílias passam a noite de Natal juntas, se perdoam mutuamente, desentendimentos são desfeitos, compartilha-se a emoção e a alegria que envolve essa noite tão especial.

  • Voluntariado não tem idade, tem amor ao próximo

    1314 voluntariado outros assuntos

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    “Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

  • Dia da Pastoral da Criança: momento de agradecer pela dedicação de todos os voluntários

    1314 voluntariado entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Dia da Pastoral da Criança, celebrado em 5 de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.

  • Pastoral da Criança celebra 30 anos de missão no Piauí

    convite piauiPara que as crianças tenham vida plena garantida. É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças e 61 mil gestantes, garantindo o cuidado durante toda a primeira infância: deste o ventre materno até os 6 anos de idade. E para que isso aconteça, mais de 180 mil voluntários estão mobilizados, sendo que 94 mil fazem o trabalho de visitas mensais e dão orientações sobre saúde e desenvolvimento a todas as crianças acompanhadas.

  • Dom Pedro Marchetti Fedalto comemora 90 anos

    arcebispo Dom PedroNascido em 11 de agosto de 1926, na colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo (PR), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Marchetti Fedalto, completa 90 anos.

    Como lema episcopal, Dom Pedro Fedalto adotou: “Veritatem in Caritate”, que significa a verdade na caridade. O lema fundamentou e caracterizou sua trajetória sacerdotal de mais de 60 anos. Período no qual serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná, que presidiu por 28 anos.

  • Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: vamos enfrentar!

    1285 abuso entrevista

    Foto: T.Rolf

    Todas as crianças já nascem com direitos. A lei garante a elas proteção. Mas, infelizmente, os números sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são muito grandes. E essa realidade precisa mudar.

  • A missão de ser mãe

    foto entrevista

    Foto: Marcello Caldin e Malgorzata Replinska

    O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas em todo o mundo. Por isso, neste dia, a Pastoral da Criança aproveita para homenagear essas mulheres tão importantes na formação das crianças. Sabe-se que não é fácil cuidar dos filhos hoje em dia. Muitas mães trabalham fora e milhares de outras sofrem com a falta de recursos para criarem seus filhos com a dignidade que merecem. Mesmo assim, é grande o amor, a coragem, a vontade de lutar e de vencer.

  • O que aprendi com minha mãe…

    1283 dias das maes outros assuntos

    Quando somos apenas filhos, não compreendemos porque, muitas vezes, nossas mães dizem “não”. Mas quando passamos a ser mãe, tudo fica claro e desvendamos o segredo: o “não” representa, simplesmente, o fato delas nos amarem profundamente.

  • A missão de ser mãe, avó e líder

    1283 dias das maes cpf1

    Edna: líder, mãe e, agora, avó de Lorenzo

    Poliana Carolina Martins têm 27 anos e é líder da Pastoral da Criança desde 2011. Aprendeu com a mãe, Edna de Souza Martins, o ofício do voluntariado. E foi também a mãe, líder há 15 anos em Itabirito, Minas Gerais, a responsável por acompanhá-la durante sua primeira gravidez. Lorenzo nasceu há pouco mais de três meses, e desde que soube que ele iria chegar, a líder e avó começou a sentir de um novo jeito o acompanhamento das gestantes. “Fazer o acompanhamento dela foi mais emocionante ainda”, explica Edna.