• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: transformando o nosso mundo

    1318 ods entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas, que deverão ser atingidos pelos 193 países membros da ONU, até 2030. 

  • Missa por um Natal Solidário teve renovação da parceria Abracei

    abracei
    Ir. Veneranda Alencar e Pe. Reginaldo Manzotti renovam
    a parceria Abracei por mais um ano

    A Associação Evangelizar é Preciso realizou, no dia 17 de dezembro, a tradicional Missa Por um Natal Solidário, na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba (PR). Com o tema “Natal com Jesus é Natal”, a tarde foi conduzida pelo padre Reginaldo Manzotti e contou com uma programação especial. Após a abertura, o evento entrou no ar ao vivo no programa Estúdio C, da RPC. Os fiéis puderam, também, participar da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e assistir a um show com o cantor Thiaguinho.

  • Voluntariado: um caminho para solidariedade, autoconfiança e autoestima

    1314 voluntariado cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1985, o Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, juntamente ao Dia da Pastoral da Criança, e busca incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, 11% da população, cerca de 16,4 milhões de brasileiros, são voluntários e 28% já realizaram algum tipo de trabalho voluntário ao longo da vida. Mas, o que isso quer dizer?

  • Voluntariado não tem idade, tem amor ao próximo

    1314 voluntariado outros assuntos

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    “Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

  • Dia da Pastoral da Criança: momento de agradecer pela dedicação de todos os voluntários

    1314 voluntariado entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Dia da Pastoral da Criança, celebrado em 5 de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.

  • Oração e Ação pela Criança: para que as ações aconteçam no ano todo

    Desde 2006, a Pastoral da Criança participa de uma iniciativa inter-religiosa que promove ações para envolver a comunidade no compromisso de orar e agir pelas crianças, para que seus direitos sejam garantidos e tenham um desenvolvimento pleno. Entre as atividades da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), está a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro).

  • Oração e Ação pela criança: uma iniciativa de cuidado e amor

    1311 dia de oracao e acao cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é uma iniciativa inter-religiosa que tem como objetivo promover o bem-estar das crianças por meio da reflexão, da celebração da vida e da definição de estratégias para superar os desafios e para a proteção dos direitos das crianças.

  • Oração e Ação pela Criança: reflexão e compromissos

    1311 dia de oracao e acao entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    A Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Global das Religiões pelas Crianças, celebra todos os anos no Brasil, no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. Essa data foi instituída durante o 3º Fórum da Rede Global das Religiões pela Infância (GNRC), realizado na cidade de Hiroshima, no Japão, em maio de 2008.

  • Comadres venezuelanas falam sobre paz no PCN

    comadresO projeto Centralidad de la Niñez (PCN) – uma parceria interinstitucional entre o Conselho Episcopal Latinoamericano, World Vision América Latina e Pastoral da Criança – convida os agentes de infância, mestres, professores, estudantes universitários, pesquisadores, voluntários, trabalhadores socias, psicólogos, líderes de pastorais, catequistas e demais interessados da América Latina e do Caribe para participar do quarto encontro virtual chamado “As comadres falam sobre paz”, nesta segunda-feira, 7 de novembro de 2016, às 13h (hora de Brasília), equivalente às 10h no horário local de Bogotá.

  • Dr. Halim Girade visita o Museu da Vida e Pastoral da Criança

    Captura de Tela 0028 10 27 as 17.51.55
    Dr. Halim Girade e Dr. Nelson Neumann

    O Subsecretário de Saúde do Estado de Goiás, Dr. Halim Antonio Girade, em viagem à Curitiba (PR), visitou o Museu da Vida e a sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança, nesta quinta-feira (27 de outubro).

  • A efetivação do direito à saúde no Brasil

    1304 direitos no sus outros cpf

    Foto: JComp / Freepik

    A vida é o nosso bem mais valioso e para que todos possam usufruir dela, é necessário que o acesso a saúde seja irrestrito e de qualidade. Com esse objetivo, foi criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante acesso integral, universal e igualitário para toda a população brasileira.

  • Articulador de Saúde da Pastoral da Criança

    1304 direitos no sus outros assuntos 01

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Desde 2003, a Pastoral da Criança conta com voluntários que atuam como Articuladores de Saúde, que têm como função: acompanhar a atuação do Conselho de Saúde, preencher a Folha de Acompanhamento do Conselho de Saúde (FAC-Saúde) e, principalmente, ser a ponte entre o Conselho de Saúde e a comunidade, tendo como ponto de partida as necessidades sentidas pela população, para promover, proteger e ampliar o direito à saúde. 

  • Direito à saúde: como conhecer e exigir

    1304 direitos no sus entrevista

    Foto: Almenara - MG

    Conforme está descrito na Constituição Federal, a saúde é um direito da população. Isso inclui, por um lado, um conjunto de ações e serviços necessários para a promoção e a proteção da saúde, para todas as idades e em diferentes locais. Por outro, requer a participação da comunidade na fiscalização dos serviços e na construção de políticas de saúde. 

  • Pastoral da Criança assina acordo de cooperação pela dignidade e direitos das crianças e adolescentes brasileiros

    IMG 20160916 WA0019
    Representantes das organizações que assinaram o acordo

    Convencidos de que a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente resultam do esforço e da união de todos, 11 organizações – incluindo a Pastoral da Criança – se reuniram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para firmar o “Acordo de cooperação pela dignidade e direitos das crianças e adolescentes brasileiros”. O termo foi assinado na manhã do dia 16 de setembro de 2016 (sexta-feira) e é válido até 31 de dezembro de 2018. Esta união está sendo chamada de “Mesa Pro Bice Brasil”.

  • Saneamento e meio ambiente

    1302 meio ambiente cpf1

    Equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Alagoinha (PE)

    Saneamento é o conjunto de medidas que tornam uma área sadia, limpa e habitável, oferecendo condições adequadas de vida para uma população e para a agricultura, além de prevenir doenças e promover a saúde. No Brasil, o saneamento básico, que garante o acesso à água potável e a coleta e tratamento dos esgotos, é um direito assegurado pela Lei nº 11.445/2007. Porém, apenas 39% dos esgotos do país são tratados, sendo as regiões Norte e Nordeste as mais afetadas. Quanto à água, são mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso a este serviço.

  • Energias boas

    1302 meio ambiente outros assuntos

    Foto: Molostock

    O nosso ambiente está ameaçado pelo modelo de vida e de desenvolvimento que adotamos nos últimos tempos, baseados no consumo desenfreado, no individualismo do merecimento, no descaso pela natureza como ser vivo, tratando-a como objeto de consumo. “A criação inteira geme...” (Rom 8). Ela geme e grita, porque está submetida, oprimida, coisificada. Há um modelo de sociedade que é responsável por essa situação (Gn 3). São gritos públicos (das pessoas e da natureza). Mas esses gritos não são ouvidos ou são ignorados, ou censurados. Até mesmo silenciados. Ficou “normal”. Mas, é normal devastar a floresta amazônica em nome do desenvolvimento e do capital financeiro? É normal jogar lixo nas ruas e deixar a torneira jorrando água? É por essa norma da violência e do desperdício que queremos continuar vivendo?

  • Meio ambiente e o Grito dos Excluídos

    1302 meio ambiente entrevista

    Foto: Eli Pio

    À quem interessa a exclusão social que traz tanta miséria e violência? Para discutir esta questão, que acontece todos os anos no Brasil e na América Latina, o Grito dos Excluídos é uma grande articulação popular que tem como objetivo denunciar situações de exclusão e elaborar alternativas para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Em 2016, a iniciativa chegou à 22ª edição e trouxe como tema: “Vida em primeiro lugar”. E o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!” 

    Sobre esta temática e o que tem a ver com o dia a dia de todos os cidadãos, confira a entrevista com Maria das Graças Silva Gervásio, assistente social e coordenadora do Núcleo de Comunicação da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

  • Solidariedade que se mantém em meio à crise

    Materia RPC doacao
    Reportagem da RPC incentiva a solidariedade

    Mesmo não sendo uma instituição que visa a lucros, a Pastoral da Criança também foi atingida pela crise econômica que afetou diversos setores da sociedade. A Pastoral da Criança considera que seu principal valor são os voluntários, uma força que faz com que as ações básicas, complementares e campanhas aconteçam em mais de 3.600 municípios, em todos os estados do Brasil. Mas para que esse trabalho se desenvolva, existem custos com capacitações, materiais educativos, formação contínua de líderes comunitários, entre outras despesas.

  • Qual a sua atitude, seu posicionamento diante das Eleições 2016?

    22 baloesNo mês de junho, todos os coordenadores da Pastoral da Criança receberam uma carta da Coordenação Nacional sobre as eleições municipais que acontecerão no dia 2 de outubro de 2016, e em segundo turno no dia 30 do mesmo mês.

    No documento “Convocação aos candidatos da Pastoral da Criança nas eleições de 2012” (disponível na página da Pastoral da Criança na internet) há orientações sobre o comportamento dos coordenadores, líderes e pessoas de apoio quando decidem candidatar-se a um cargo político. Há também informações sobre o que deve fazer o prefeito, vice-prefeito e vereador.

  • Dom Pedro Marchetti Fedalto comemora 90 anos

    arcebispo Dom PedroNascido em 11 de agosto de 1926, na colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo (PR), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Marchetti Fedalto, completa 90 anos.

    Como lema episcopal, Dom Pedro Fedalto adotou: “Veritatem in Caritate”, que significa a verdade na caridade. O lema fundamentou e caracterizou sua trajetória sacerdotal de mais de 60 anos. Período no qual serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná, que presidiu por 28 anos.