• 1º Encontro Regional de 2017 acontece no Centro-Oeste

     
    Regional Centro Oeste 3
    Momento de espiritualidade para fortaceler a missão

    Várias oficinas compõem a programação dos Encontros Regionais da Pastoral da Criança, que reúnem coordenadores da entidade em nível estadual, regional e diocesano, além de integrantes da coordenação nacional. São quatro dias para aprender novidades, esclarecer dúvidas e fortalecer a missão. De 16 a 19 de março, foi a vez da Região Centro-Oeste. O primeiro encontro foi realizado em Goiânia (GO), com a participação de 39 pessoas.

  • Ministro Osmar Terra visita o Museu da Vida e a sede nacional da Pastoral da Criança

    Ministro1
    Foto: Patrick Grosner (MDSA)

    “Com emoção, visito este Museu que conta a história de Zilda Arns, que inspira muita gente, inclusive a mim, no trabalho pelas crianças. Parabéns”. Esta foi a mensagem, escrita em giz de cera, deixada pelo ministro Osmar Terra no mural de recados do Museu da Vida, no qual os visitantes podem registrar seus comentários. Acompanhado pelo Dr. Halim Girade e uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o ministro conheceu o Museu no fim da tarde da última quinta-feira (23 de fevereiro).

  • Água: uma questão de saúde

    1329 dia mundial da agua cpf

    Foto: Marcello Caldin

    A água é essencial à sobrevivência humana e do ecossistema do planeta. Esse recurso único, possui enorme valor econômico, ambiental e social, o que faz com que muitas vezes acabe sendo prejudicado pela ação do homem. Ação que afeta a vida e a saúde de milhões de pessoas ao redor do mundo. 

  • Água: um bem precioso

    1329 dia mundial da agua entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    A água é um elemento necessário para a vida das pessoas, dos animais e das plantas. Você sabia que o homem só consegue sobreviver por cerca de três dias, sem beber água? No entanto, quando isso ocorre o organismo fica desidratado, os neurônios (que são as células do cérebro) começam a morrer, perde-se a consciência e, em pouco tempo, todos os órgãos param de funcionar. E a falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de muitas doenças.

  • Pastoral da Criança e o Marco Legal da Primeira Infância na prática

    1328 marco legal brunobralfperr cpf

    Foto: Bruno Bralfperr

    O Marco Legal da Primeira Infância (lei nº 13.257), em vigor desde 8 de março de 2016, é a  legislação mais atual e completa no que trata dos direitos das crianças, da gestação até os seis anos de idade. A Lei tem como objetivo garantir políticas públicas, mais recursos e investimentos que assegurem a primeira infância – período fundamental para o desenvolvimento humano.

  • Marco Legal da Primeira Infância: um ano em defesa das crianças

    1328 marco legal brunobralfperr entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Sancionada no dia 8 de março de 2016, a lei nº 13.257/2016, também conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, completou um ano. Tem como objetivo fomentar e assegurar políticas públicas específicas para crianças até seis anos, visto que esse período é fundamental para todas as aprendizagens e o desenvolvimento pleno das mesmas.

  • Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e defesa da vida

    1326 biomas entrevista

    Foto: Clever Ricardo Chinaglia

    Em 2017, a Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E o lema, inspirado no livro do Gênesis (2,15): “Cultivar e guardar a criação”, levando toda a comunidade a refletir sobre as ações de conscientização e preservação do meio ambiente em todo o país. 

  • Estudo comprova que pobreza é ainda mais prejudicial que álcool, obesidade e hipertensão

    desigualdade1
    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    A edição deste mês da revista The Lancet, uma das principais publicações científicas internacionais, trouxe uma conclusão que deve ser levada em consideração tanto por profissionais da área da saúde, quanto da gestão pública. O que já se desconfiava agora está comprovado: a pobreza e a desigualdade social prejudicam seriamente a saúde, diminuindo o tempo de vida. E são ainda mais prejudiciais que outros fatores de risco convencionais, como obesidade, hipertensão e consumo excessivo de álcool.

  • Desenvolvimento infantil e programa Criança Feliz são tema de encontro na Pastoral da Criança

    Encontro sobre Criança Feliz
    Dr. Halim Girarde apresentou o que já foi definido para o programa

    O desenvolvimento integral das crianças brasileiras foi tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (8 de fevereiro), na sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR). Além de representantes da coordenação nacional, da equipe técnica e de suporte à gestão, estavam presentes os seguintes convidados: Dr. Halim Girade, Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS); professor Vital Didonet, educador e integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); e a doutora em educação Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, que atuou por 36 anos na Prefeitura Municipal de Curitiba.

  • Biomas brasileiros e defesa da vida

    1326 outros assuntos eli pio

    Foto: Eli Pio

    Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta e conclama toda a sociedade a participar da Campanha da Fraternidade, como caminho de conversão quaresmal, cultivo e cuidado comunitário e social. Em 2017, a Campanha tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E, inspirado no Livro do Gênesis (2,15), o lema: “Cultivar e guardar a criação”.

  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: transformando o nosso mundo

    1318 ods entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas, que deverão ser atingidos pelos 193 países membros da ONU, até 2030. 

  • Missa por um Natal Solidário teve renovação da parceria Abracei

    abracei
    Ir. Veneranda Alencar e Pe. Reginaldo Manzotti renovam
    a parceria Abracei por mais um ano

    A Associação Evangelizar é Preciso realizou, no dia 17 de dezembro, a tradicional Missa Por um Natal Solidário, na Praça Nossa Senhora da Salete, em Curitiba (PR). Com o tema “Natal com Jesus é Natal”, a tarde foi conduzida pelo padre Reginaldo Manzotti e contou com uma programação especial. Após a abertura, o evento entrou no ar ao vivo no programa Estúdio C, da RPC. Os fiéis puderam, também, participar da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e assistir a um show com o cantor Thiaguinho.

  • Voluntariado: um caminho para solidariedade, autoconfiança e autoestima

    1314 voluntariado cpf

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1985, o Dia Internacional do Voluntário é celebrado em 5 de dezembro, juntamente ao Dia da Pastoral da Criança, e busca incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, 11% da população, cerca de 16,4 milhões de brasileiros, são voluntários e 28% já realizaram algum tipo de trabalho voluntário ao longo da vida. Mas, o que isso quer dizer?

  • Voluntariado não tem idade, tem amor ao próximo

    1314 voluntariado outros assuntos

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    “Para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças, 57 mil gestantes e 845 mil famílias, zelando pelo cuidado durante toda a primeira infância. Para que isso aconteça, mais de 172 mil voluntários estão mobilizados, sendo 94 mil líderes. Juntos, eles levam a missão pastoral para 3.600 municípios e 31.416 comunidades (dados do Sistema de Informação da Pastoral da Criança, segundo trimestre de 2016).

  • Dia da Pastoral da Criança: momento de agradecer pela dedicação de todos os voluntários

    1314 voluntariado entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Dia da Pastoral da Criança, celebrado em 5 de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.

  • Oração e Ação pela Criança: para que as ações aconteçam no ano todo

    Desde 2006, a Pastoral da Criança participa de uma iniciativa inter-religiosa que promove ações para envolver a comunidade no compromisso de orar e agir pelas crianças, para que seus direitos sejam garantidos e tenham um desenvolvimento pleno. Entre as atividades da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), está a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro).

  • Oração e Ação pela criança: uma iniciativa de cuidado e amor

    1311 dia de oracao e acao cpf

    Foto: Marcello Caldin

    Celebrado anualmente no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é uma iniciativa inter-religiosa que tem como objetivo promover o bem-estar das crianças por meio da reflexão, da celebração da vida e da definição de estratégias para superar os desafios e para a proteção dos direitos das crianças.

  • Oração e Ação pela Criança: reflexão e compromissos

    1311 dia de oracao e acao entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    A Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Global das Religiões pelas Crianças, celebra todos os anos no Brasil, no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. Essa data foi instituída durante o 3º Fórum da Rede Global das Religiões pela Infância (GNRC), realizado na cidade de Hiroshima, no Japão, em maio de 2008.

  • Comadres venezuelanas falam sobre paz no PCN

    comadresO projeto Centralidad de la Niñez (PCN) – uma parceria interinstitucional entre o Conselho Episcopal Latinoamericano, World Vision América Latina e Pastoral da Criança – convida os agentes de infância, mestres, professores, estudantes universitários, pesquisadores, voluntários, trabalhadores socias, psicólogos, líderes de pastorais, catequistas e demais interessados da América Latina e do Caribe para participar do quarto encontro virtual chamado “As comadres falam sobre paz”, nesta segunda-feira, 7 de novembro de 2016, às 13h (hora de Brasília), equivalente às 10h no horário local de Bogotá.

  • Dr. Halim Girade visita o Museu da Vida e Pastoral da Criança

    Captura de Tela 0028 10 27 as 17.51.55
    Dr. Halim Girade e Dr. Nelson Neumann

    O Subsecretário de Saúde do Estado de Goiás, Dr. Halim Antonio Girade, em viagem à Curitiba (PR), visitou o Museu da Vida e a sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança, nesta quinta-feira (27 de outubro).