• Proteção à criança e ao adolescente: uma iniciativa de todos

    1355 rede comunitaria cpf

    Foto: Quinn Kampschroer / Pixabay

    Cada vez mais é necessário unir todos os segmentos da sociedade (Estado, empresas, instituições religiosas, filantrópicas e os membros da comunidade) para, em um esforço coletivo e articulado, buscar a prevenção e principalmente, o atendimento das situações de violência e vulnerabilidade, ainda mais quando falamos de crianças e adolescentes

  • Você faz parte de uma rede de proteção à criança!

    1355 rede comunitaria outros assuntos

    Foto: Kate Mangostar / Freepik.com

    Nos últimos tempos, muito tem sido falado sobre trabalho em rede. O CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, terceiro capítulo da Resolução 113/2006.)* afirma que os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil devem atuar em rede pela garantia dos direitos humanos desta faixa etária. Mas, você sabe o que isso significa?

  • Rede Comunitária de Proteção à Infância e à Adolescência

    1355 rede comunitaria entrevista

    Foto: Pexels / Pixabay

    A Rede Comunitária de Proteção à Infância e à Adolescência é uma rede que envolve a ação de várias instituições, comunidades e áreas governamentais que atuam em questões sociais, definindo estratégias para prevenção, atendimento e incremento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

  • Zelo e amor para com a Criação

    1352 dia mundial oracao criacao cpf

    Foto: Stockvault

    “A Criação está muito presente no plano de Deus. Nós somos chamados a contemplar a mãe terra e também somos chamados a respeitar, ter o maior carinho e zelo pela natureza”, lembra Irmã Irma Rodrigues da Silva, voluntária da Pastoral da Criança desde 1986. “A Pastoral da Criança ajuda as comunidades a acolherem todo esse zelo pela mãe terra. Afinal, a terra nos dá bons frutos e nos precisamos respeitá-la. Ela faz parte do plano de Deus e esse plano, é colocar a vida sempre em primeiro lugar”, ressalta Irma Rodrigues.

  • Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

    1352 dia mundial oracao criacao entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Celebrado no dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, é uma  iniciativa que visa chamar atenção para o futuro do planeta e como podemos, em nossas famílias, comunidades e grupos, cuidar melhor dele.

  • Parceria com a prefeitura em Viseu (PA)

    1351 politicas publicas cpf1

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    Da Diocese de Bragança, no estado do Pará, vem uma inspiração. A equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré fechou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viseu. Há três anos, existe um diálogo frequente com as Secretarias da cidade, em especial com a Secretaria de Saúde. Além de melhorar os serviços de consultas médicas e odontológicas, nutrição e vacinas, os profissionais são convidados para as atividades da Pastoral nas comunidades.

  • Políticas públicas para a infância

    1351 politicas publicas entrevista

    Foto: Acervo da Pastoral da Criança

    O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que é direito fundamental de toda criança ser criada e educada no seio de sua família natural e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária. Mas, quando a família natural não conseguir garantir os direitos devidos decorrentes do princípio da proteção integral à criança e ao adolescente, esses serão entregues a uma família substituta através de três procedimentos jurídicos: a guarda, a tutela e a adoção.

  • Festa junina: é hora de celebrar a nossa cultura

    1342 festas juninas e julinas entrevista

    Foto: José Valdis

    Comadre e compadre, vocês estão preparados para a festança? É hora de celebrar uma das maiores tradições brasileiras, que mescla em sua história os costumes e o folclore de cada região do país. É isso mesmo: são as festas juninas e julinas!
    Trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, essas festas são celebradas pela população desde o começo do século 17. Uma das explicações sobre como elas surgiram, remete às homenagens feitas aos santos católicos celebrados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro.

  • Projeto Centralidad de la Niñez realiza seminário sobre crise global dos cuidados e distribuição desigual da ternura

    O projeto Centralidad de la Niñez (PCN), programa do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latioamericano, por meio de uma aliança institucional com a World Vision América Latina e a Pastoral da Criança Internacional (PCI), realizará nos dias 5 e 6 de junho, em Quito, no Equador, o seminário “Crise Global dos Cuidados e Distribuição Desigual da Ternura”, como parte das atividades da campanha continental “Zero violência, 100% ternura”.O evento contará com a participação do Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador da PCI, e de Maria das Graças Silva Gervásio, integrante da coordenação nacional da Pastoral da Criança no Brasil.

  • Delegação brasileira viaja ao Haiti para batismo do Hospital Comunitário Zilda Arns

    Dra.Zilda no Haiti 2 
        Viagem da Dra. Zilda ao Haiti (2010)
    Foto: Acervo do Museu da Vida

    Participarão da viagem o ministro da saúde, Ricardo Barros; o arcebispo de Maringá e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom Anuar Battisti; e o filho da Dra. Zilda e coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann.

    Sete anos depois de um dos terremotos que mais devastou o Haiti, país mais pobre da América, e vitimou a Dra. Zilda Arns Neumann, uma delegação brasileira embarca para aquele país para celebrar os resultados já conquistados por meio de um projeto de cooperação internacional. Brasil, Cuba e Haiti se uniram e, em resposta à tragédia, veio o sentimento de solidariedade e a partilha de conhecimento e investimentos.

  • Pastoral da Criança no Haiti: uma história de superação e esperança

    Dra.Zilda no Haiti mod 
     Acervo do Museu da Vida

    Em 2010, Dra. Zilda Arns Neumann, então coordenadora da Pastoral da Criança Internacional (PCI), fez uma viagem ao Haiti, com o objetivo de apresentar a metodologia e dar início ao processo de implementação da Pastoral da Criança.

  • 5º Fórum da GNRC chama a atenção para o tema da violência contra a criança

     forum gnrc
     5º Fórum da GNRC acontece no Panamá

    A Cidade do Panamá sediou o 5º Fórum da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), da qual a Pastoral da Criança faz parte. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio de 2017, com o tema: “Comunidades de fé transformadas: acabar com a violência contra as crianças”.

  • Seminário em Bogotá apresenta exemplos de transformação da realidade

    seminario bogota 1 
    Apresentação da metodologia da Pastoral da Criança

    Em reconhecimento aos resultados já obtidos em mais de 30 anos de atuação no Brasil e, também, aos trabalhos iniciados em outros países na última década, a Pastoral da Criança foi uma das organizações convidadas para o “Seminário de Articulação de Metodologias de Transformação da Realidade”, realizado de 18 a 20 de abril, em Bogotá, capital da Colômbia. O evento foi promovido pela Escola de Estudos do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe (Cebitepal), do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).

  • Dr. Nelson Arns Neumann participa de curso na Universidade de Harvard

    foto turma harvard
    Turma de participantes do curso

    Entre os dias 2 e 7 de abril, Dr. Nelson Arns Neumann – coordenador da Pastoral da Criança Internacional e coordenador nacional adjunto – participou de um curso na Universidade de Harvard, na cidade de Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. Com uma semana de duração, o curso “Scaling Early Childhood Initiatives”tratou de estratégias para expansão de programas destinados à primeira infância.

  • “Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância” apoia criação de políticas públicas para as crianças

    capa guiaA Rede Nacional Primeira Infância lançou mais uma publicação: o Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), que tem o objetivo de apoiar as políticas públicas voltadas para as crianças de até seis anos. O documento está disponível gratuitamente na internet (clique aqui).

  • 1º Encontro Regional de 2017 acontece no Centro-Oeste

     
    Regional Centro Oeste 3
    Momento de espiritualidade para fortaceler a missão

    Várias oficinas compõem a programação dos Encontros Regionais da Pastoral da Criança, que reúnem coordenadores da entidade em nível estadual, regional e diocesano, além de integrantes da coordenação nacional. São quatro dias para aprender novidades, esclarecer dúvidas e fortalecer a missão. De 16 a 19 de março, foi a vez da Região Centro-Oeste. O primeiro encontro foi realizado em Goiânia (GO), com a participação de 39 pessoas.

  • Ministro Osmar Terra visita o Museu da Vida e a sede nacional da Pastoral da Criança

    Ministro1
    Foto: Patrick Grosner (MDSA)

    “Com emoção, visito este Museu que conta a história de Zilda Arns, que inspira muita gente, inclusive a mim, no trabalho pelas crianças. Parabéns”. Esta foi a mensagem, escrita em giz de cera, deixada pelo ministro Osmar Terra no mural de recados do Museu da Vida, no qual os visitantes podem registrar seus comentários. Acompanhado pelo Dr. Halim Girade e uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o ministro conheceu o Museu no fim da tarde da última quinta-feira (23 de fevereiro).

  • Água: uma questão de saúde

    1329 dia mundial da agua cpf

    Foto: Marcello Caldin

    A água é essencial à sobrevivência humana e do ecossistema do planeta. Esse recurso único, possui enorme valor econômico, ambiental e social, o que faz com que muitas vezes acabe sendo prejudicado pela ação do homem. Ação que afeta a vida e a saúde de milhões de pessoas ao redor do mundo. 

  • Água: um bem precioso

    1329 dia mundial da agua entrevista

    Foto: Marcello Caldin

    A água é um elemento necessário para a vida das pessoas, dos animais e das plantas. Você sabia que o homem só consegue sobreviver por cerca de três dias, sem beber água? No entanto, quando isso ocorre o organismo fica desidratado, os neurônios (que são as células do cérebro) começam a morrer, perde-se a consciência e, em pouco tempo, todos os órgãos param de funcionar. E a falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de muitas doenças.

  • Pastoral da Criança e o Marco Legal da Primeira Infância na prática

    1328 marco legal brunobralfperr cpf

    Foto: Bruno Bralfperr

    O Marco Legal da Primeira Infância (lei nº 13.257), em vigor desde 8 de março de 2016, é a  legislação mais atual e completa no que trata dos direitos das crianças, da gestação até os seis anos de idade. A Lei tem como objetivo garantir políticas públicas, mais recursos e investimentos que assegurem a primeira infância – período fundamental para o desenvolvimento humano.