1326 biomas entrevista

Foto: Clever Ricardo Chinaglia

Em 2017, a Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E o lema, inspirado no livro do Gênesis (2,15): “Cultivar e guardar a criação”, levando toda a comunidade a refletir sobre as ações de conscientização e preservação do meio ambiente em todo o país. 

O Brasil é o país com maior diversidade biológica do mundo. São mais de 116 mil espécies de animais (9% da fauna mundial) e cerca de 55 mil espécies de plantas, que representam 22% do total terrestre, responsáveis por garantir o equilíbrio do nosso planeta, em 5 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

A Ir. Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, fala sobre os biomas brasileiros, o impacto da devastação deles em nossa vida e como poder ajudar a reverter essa situação, em prol das futuras gerações.

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Ir. Veneranda, a senhora poderia dar alguns exemplos de como podemos perceber a destruição da natureza?

A gente pode perceber isso na poluição de rios, lagos e oceanos por poluentes domésticos e industriais. A poluição do ar, provocada pela queima de combustíveis, como: gasolina, óleo diesel e gás. A poluição do solo causada por produtos químicos e pelo uso de pesticidas nas lavouras. O desmatamento provocado pelo corte ilegal de árvores e as queimadas intencionais.

Que consequências tudo isso traz pras pessoas e o meio ambiente?

Traz o aumento de doenças respiratórias, a desertificação, a escassez de alimento, o descontrole das temperaturas e fenômenos naturais.

Quais são as soluções?

É necessário aumentar a fiscalização e punir os agressores que destroem a natureza. Também é preciso, aumentar o uso de fontes de energia sustentável e intensificar a reciclagem de lixo. Além de fazer, com urgência, o tratamento adequado do esgoto e implantar políticas públicas eficientes com o cuidado ambiental.

Que ações práticas cada um de nós pode fazer em sua casa e na comunidade para preservar o meio ambiente?

Podemos separar o lixo, dar um destino certo ao óleo de cozinha, preservar e evitar o desperdício de água, fazer descarte correto de pilhas e baterias e economizar energia elétrica. São só alguns exemplos de ações práticas e fáceis que toda a família pode fazer!

Como a Pastoral da Criança pode ajudar na preservação do meio ambiente?

A Pastoral da Criança, em parceria com outras entidades, vem trabalhando já há muitos anos na conscientização da população, na preservação do meio ambiente, por meio de conversas com as famílias no dia da Celebração da Vida, nas Rodas de Conversa e em todos os nossos materiais.

Leia a entrevista na íntegra: 1326 - Entrevista com Irmã Veneranda Alencar - Campanha da Fraternidade 2017 (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1326 - 27/02/2017 - Campanha da Fraternidade 2017
{audio socialshare:no}1326 - Campanha da Fraternidade 2017 sul|/joomlatools-files/docman-files/1326_campanhadafraternidade2017_S.mp3; 1326 - Campanha da Fraternidade 2017 norte|/joomlatools-files/docman-files/1326_campanhadafraternidade2017_N.mp3{/audio}