Adubo natural

O adubo natural é uma excelente opção para melhorar a terra dos canteiros, vasos ou para usar diretamente no cultivo. Feito com produtos orgânicos, ele não tem custo e é muito indicado para o cultivo de alimentos caseiros, pois não contém produtos químicos que possam fazer mal à saúde.

Podemos ter um adubo natural feito com sobras da própria casa, como cascas de frutas e restos de verduras e legumes. O processo para produzir o adubo orgânico se chama compostagem.

 

Materiais necessários para o adubo orgânico

Você pode fazer adubo com restos de alimentos e materiais naturais, como:

  • Cascas de frutas e ovos
  • Restos de verduras e legumes
  • Borra de café e erva de chimarrão
  • Folhas secas, grama cortada e restos de plantas
  • Cinzas de madeira

Tudo o que for de origem vegetal pode ser usado. Quanto mais picados estiverem os materiais, melhor. Observação importante: não use restos de comida, pois estes podem conter gordura, sal ou ingredientes que podem prejudicar o processo de compostagem, além de atrair ratos e baratas. 

Também é possível enriquecer o adubo com esterco de animais como galinha, vaca, porco, cavalo, coelho, codorna ou ovelha. Quanto mais picados estiverem os materiais, mais rápido será o processo de decomposição.

Observação: O esterco de galinha deve ser bem curtido antes de ser utilizado, pois pode conter microrganismos prejudiciais, como a Salmonella. Para garantir a segurança, ele deve passar pelo processo de compostagem por pelo menos 120 dias, garantindo que o calor da decomposição elimine qualquer contaminação. Nunca use esterco fresco diretamente nas plantas.

 

Passo a passo para a compostagem

  1. Escolha um local com sombra na sua horta ou quintal e cave um buraco de aproximadamente 50 cm de profundidade e 50 cm de largura.



  2. Coloque os restos orgânicos aos poucos, sempre cobrindo cada camada com um pouco de terra ou palha. Isso evita mau cheiro e afasta ratos, moscas e outros bichos.

  3. Se tiver esterco, misture um pouco a cada camada. Isso acelera a decomposição e deixa o adubo mais rico em nutrientes.

  4. Regue a mistura para mantê-la sempre úmida, mas sem encharcar.

  5. Uma vez por semana, mexa o adubo para arejar e acelerar o processo de decomposição.

Você está aqui: