Os primeiros mil dias e a nossa saúde

“Feliz o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27) 

 

É essencial que o bem-estar da criança seja pensado sempre, começando já no início da gestação.

Estudos comprovam que o cuidado dedicado nos primeiros 1000 dias do bebê são primordiais para uma vida saudável, mesmo depois de adulto. Por isso, a importância de se informar e saber como garantir vida plena para seu bebê desde agora!

9 meses da gestação

Problemas podem surgir quando bebês têm atraso no crescimento ou nascem com baixo peso, como maior risco de diabetes e doenças cardíacas na vida adulta. Cesarianas aumentam significativamente o risco de infecções e complicações maternas. Bebês que nascem prematuros também enfrentam mais problemas respiratórios. Crianças que nascem com baixo peso (<2,5 kg) apresentam mais riscos de desenvolver osteoporose quando adultos.

Para evitar esses problemas, é essencial fazer um bom acompanhamento pré-natal, especialmente para gestantes de baixo recurso e acima dos 30 anos, não usar fumo, álcool ou drogas, ter uma alimentação saudável e, sempre que possível, optar por um parto normal respeitando o tempo natural do bebê.

 

365 dias + 365 dias (1º e 2º ano de vida)

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses e, depois, complementado com outros alimentos até 2 anos ou mais. Para a mãe, isso reduz o risco de câncer de mama, endométrio, ovário, depressão e diabetes.

Para a criança, amamentar protege contra diarreias, infecções e problemas dentários, além de promover um bom crescimento e ajudar na prevenção de diabetes e obesidade no futuro.

Além disso, crianças amamentadas por mais tempo tendem a ter melhor desempenho escolar e maior potencial de renda.

Para ajudar que esses primeiros mil dias contribuam para a saúde do bebê e da gestante, o líder realiza uma atividade, na sua comunidade, que permite estar mais próximo das famílias que acompanha, apoiando-as e informando-as sobre os cuidados durante esse período. Essa atividade é a visita domiciliar.

 

Acompanhando desde o início da gravidez

Visitar as famílias da comunidade é a principal maneira de encontrar gestantes. Algumas mulheres contam logo ao líder que estão grávidas. Outras demoram um pouco mais, e o líder só vai saber da gravidez em uma próxima visita.

Alguns sinais podem ajudar a mulher a descobrir se está grávida:

  • Falta de menstruação;
  • Seios doloridos e aumentados;
  • Mudanças rápidas de humor: num momento está alegre, em outro está triste;
  • Enjoos e tonturas frequentes.

Escute o Programa de rádio Viva a Vida  - Gestação e seu papel nos primeiros 1000 dias de vida - 20/04/2020]

 

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.”

Lc 1, 39-41

Você está aqui: