Estresse tóxico

Durante o desenvolvimento infantil a criança passa por situações de estresse, como tomar vacina ou o início da vida escolar. É necessário que a criança aprenda a lidar com o estresse, mas para isso é preciso de um adulto acolhedor por perto para garantir o suporte, pois do contrário ela pode ter problemas emocionais no futuro.

O estresse é considerado tóxico quando uma criança vivencia uma dificuldade forte, frequente e prolongada, sem apoio adequado de um adulto que o acolha, tranquilize e dê muito carinho e amor.

Entre os exemplos de estresse estão negligência, abuso físico ou emocional, exposição à violência, vício em drogas, problemas mentais ou pobreza extrema. Estas situações podem gerar repercussões por toda a vida da criança.

As crianças que enfrentam situações como essas, assim como aquelas que são expostas às telas de forma excessiva, têm maiores chances de apresentar atrasos no desenvolvimento,  problemas de saúde, como problemas no coração, diabetes, questões relacionadas à saúde mental, como abusos de drogas; transtornos mentais; ansiedade; dificuldade para regular as suas emoções; irritabilidade; dificuldade em estabelecer relações com outras pessoas; depressão, além de dificuldade de adaptação.

 

Assista o vídeo abaixo sobre estresse tóxico da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O vídeo 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.

Atenção: Para visualizar este vídeo você precisa estar conectado à internet. Caso tenha pacote de dados, estes serão usados para reproduzir este vídeo.

 

Você está aqui: