A criança se comunica usando pequenas frases?

A criança de um ano e cinco meses a um ano e onze meses pode aprender com facilidade muitas palavras novas. Se tiver sendo ensinada, já pode mostrar e falar o nome das partes do seu corpo: cabeça, umbigo, mão, pé.
Se a família conversar com a criança, ela pode aprender também a juntar duas ou três palavras para formar pequenas frases: “papá bola” (papai, me dá a bola), “mamã saí rua” (mamãe, vamos sair para a rua). É bom que as pessoas da família procurem entender o que a criança quer dizer. Assim estão animando-a para que aprenda a falar melhor. Dessa forma, é esperado que até 1 ano e 6 meses a criança já esteja falando palavrinhas simples e tenha um vocabulário de mais ou menos 20 palavrinhas, sendo possível mas não obrigatório que consiga formar frases.
A criança continua muito interessada em conhecer e usar tudo o que vê ao seu redor. A curiosidade ajuda a criança a aprender melhor. Ela faz com as coisas o que vê as pessoas fazendo: usa o sapato da mãe, coloca o cinto do pai.
O pensamento da criança está mais desenvolvido, e ela mostra isso nas atividades que faz. Por exemplo, quando quer pegar uma coisa que não alcança, não fica mais esperando alguém para pegar para ela. Agora, por conta própria, usa outra coisa para alcançar o que quer. Pega uma colher de pau para puxar o livro que está na estante, por exemplo.

A criança aprende a dizer “não”. Se os adultos deixam ao alcance dela coisas perigosas ou muitas coisas em que ela não pode mexer, vão ter de dizer “não mexa” e “não pegue” a todo momento.
É importante que os pais conversem e estabeleçam limites claros e firmes, sem violência, para seu desenvolvimento.
Limites, dados com firmeza, sem agressão e repetidos sempre, são importantes para o desenvolvimento dela.

Como a habilidade da criança com as mãos aumentou, ela pode conseguir abrir tampas e fazer rabiscos num papel ou no chão. A família pode arranjar para ela pedaços de madeira de tamanhos e formas diferentes para despertar o interesse da criança, pois ela pode brincar de várias maneiras diferentes.
Nessa idade, a criança pode se interessar por saber como são seus órgãos genitais. Os pais não devem brigar com a criança por isso, e sim distraí-la com outras brincadeiras. Dessa forma, sua curiosidade vai diminuindo aos poucos.
A criança tem espaço que ofereça segurança para andar, correr e brincar?

A criança está cada vez mais ágil, correndo e subindo em tudo. Ela sobe as escadas engatinhando e desce sentada, mas com ajuda, sobe em pé.
Adora puxar ou empurrar brinquedos e imitar animais, como andar de cachorrinho.
Embora comece a brincar mais com outras crianças, pode brigar por brinquedos, e a paciência dos pais é essencial. Bater não educa e só piora a situação.
Brincar com água, areia e terra a acalma, e ela pode passar boa parte do tempo explorando e descobrindo o que são e o que fazer com esses materiais, mas é importante que os locais em que a criança brinca estejam sempre limpos e tenha supervisão dos responsáveis.
Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. (Sl 91,11)
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