Observando o bebê recém-nascido

Ao nascer, a pele do bebê é lisa e coberta por uma camada de gordura protetora.

Alguns bebês apresentam pêlos finos que geralmente desaparecem em uma semana.

É comum que bebês tenham pontinhos no nariz, semelhantes a espinhas; não devem ser espremidos e costumam desaparecer em um ou dois meses.

A cabeça do bebê é proporcionalmente grande, com ossos ainda não colados, formando a moleira.

É normal que alguns bebês tenham os ossos da cabeça sobrepostos ao nascer, facilitando a passagem no parto; a moleira se fechará com o crescimento, sem necessidade de toucas.

O bebê pode apresentar inchaço no couro cabeludo durante o parto normal devido à pressão, mas isso tende a se normalizar.

O rosto do bebê pode estar inchado ou com manchas, incluindo uma mancha nas nádegas, que geralmente desaparecem com o tempo.

Meninos e meninas podem ter mamas inchadas por hormônios da mãe; esse inchaço não deve ser tocado e tende a desaparecer.

O bebê tem uma barriga alta que se movimenta ao respirar; o cordão umbilical é grosso e úmido, e os membros são curtos em relação ao corpo.

Meninos podem nascer com o escroto inchado ou murcho, e isso tende a melhorar nos primeiros meses. Se não melhorar e a mãe perceber que há acúmulo de líquido que não diminui até o 6º mês, pode se tratar de um caso de hidrocele comunicante que precisa de avaliação por um profissional de saúde. Meninas podem ter partes íntimas inchadas e secreção esbranquiçada ou até sangramento saindo pela vagina, também devido a hormônios; isso desaparece em poucos dias, e não é motivo de preocupação.

Você está aqui: