1751 entrevista pascoa    

Celebrar a Páscoa é celebrar a esperança e a vida nova que brota da Ressurreição de Cristo. Hoje, diante de tantas dificuldades e desafios, qual é a esperança que cultivamos? Nas palavras de Dom Frei Severino Clasen, Presidente da Pastoral da Criança, “celebrar a Páscoa é ressurgir com Cristo para uma vida plena em Deus”, reafirmando que a esperança é o que nos move e nos sustenta em nossas caminhadas diárias, especialmente diante das adversidades.

A Pastoral da Criança vive intensamente essa mensagem pascal durante todo o ano, por meio dos líderes voluntários que são verdadeiros peregrinos de esperança, que “levam às famílias a mensagem do Cristo Ressuscitado, promovendo vida, solidariedade e transformação”, como ressalta a coordenadora nacional Maria Inês Monteiro de Freitas. Assim, a Pastoral da Criança reforça o significado mais profundo da Páscoa, que é renovar a esperança, superar os sofrimentos e promover a vida em abundância para todas as crianças e suas comunidades.

 

1751 entrevistado pascoa

Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá, Paraná, e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá, Paraná, e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Dom Severino, na Páscoa, celebramos a ressurreição de Cristo. O que é ressurreição?

DOM FREI SEVERINO:

A ressurreição é dar plenitude à vida. Ela ultrapassa o nosso limite desse mundo e nós ressurgimos para a glória de Deus. Como Jesus, quando ele, três dias sepultado, ressuscita, ou seja, ressurge com a vida plena em Deus. É viver na glória de Deus. Eu sou a vida e a ressurreição. Quem crê em mim terá a vida eterna. Está aí.

Como as pessoas que sofrem podem experimentar a vitória da Ressurreição?

DOM FREI SEVERINO:

O Papa Francisco foi muito inteligente. Além disso, é um homem com intimidade com Deus. É um homem de profunda oração, uma mística apurada. É aquele que de fato entendeu a missão de Jesus e, por isso, ele quer viver intensamente o ano jubilar, ou seja, os 2.025 anos da encarnação de Jesus Cristo, para dizer a cada um de nós, nós somos peregrinos, nós somos caminhantes, nós estamos em movimento para chegarmos ao reino definitivo. Nós caminhamos carregados de esperança. A esperança nos move a caminhar. Jesus sempre nos aponta cruz, sempre o caminho da boa nova nos leva a superar, a ultrapassar os sofrimentos da cruz, como ele fez. Ele conseguiu superar tudo, os escárnios, pregados na cruz, muito sangue derramado, a agonia, tudo isso tem que ser superado pela esperança. E, por isso, a Páscoa é a festa da esperança que nos leva a superar a cruz, e a cruz se motiva para nós superarmos as nossas dificuldades no dia a dia.

Programa de rádio Viva a Vida 1751 – 14/04/2025 – Páscoa

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Dom Frei Severino, qual é a sua mensagem de Páscoa para os nossos ouvintes?

DOM FREI SEVERINO:

A paz esteja convosco. Essa é a grande mensagem que Jesus faz na manhã da ressurreição. Quando ele aparece aos discípulos, a primeira palavra é a paz. Paz na sua família, paz para as crianças, paz para as gestantes, paz para as nossas comunidades, paz para o mundo inteiro. É o que nós queremos, é o que desejamos. Paz é a atitude, é a esfera, é a atmosfera que nos coloque em sintonia, em harmonia, em felicidade. Páscoa é felicidade, porque Cristo, ressuscitado, promove e pede a paz para todos nós. E, por isso, eu desejo a você, a todas as pessoas, uma Páscoa feliz, que tenham muita paz, muita saúde, e que a bênção de Deus seja a bênção da paz e da harmonia em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. 

 

(TESTEMUNHO) Ana Paula Damaceno Oliveira, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Imperatriz, estado do Maranhão.

Ana Paula, como os líderes da Pastoral da Criança celebram a Páscoa nas comunidades?

ANA PAULA:

É que a mensagem da Páscoa é vivenciada durante todo o ano nas nossas celebrações da vida. Mas de modo particular, nesse período específico em que a gente celebra a Páscoa, a gente tenta trazer para essas famílias e para essas crianças o sentido real da Páscoa para nós, que é de uma passagem, que é de uma vida nova, que é de uma vida plena, que é de uma vida em abundância. E isso a gente vai tentar fazer de forma, às vezes, mais lúdica. Todo o ambiente é preparado com cartazes, com mensagens que vão reforçar esse sentido real da Páscoa. E a gente esclarece e traz para essas crianças esse desejo de que essa Páscoa se dê durante toda a nossa vida.

 

1751 testemunho pascoa

Milton Dantas, Secretário do Conselho Diretor da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança..

Milton Dantas, Secretário do Conselho Diretor da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança também trouxe a sua mensagem de Páscoa.

MILTON:

Nós, da Pastoral da Criança, fazemos muitos sacrifícios para que a vida seja plena. E nesse tempo de Páscoa, passagem da morte para a vida, nós trazemos a Pastoral da Criança, nos reaviva a esperança, reaviva a nossa fé, e nós somos, assim, essas pessoas que fazem com que a Pastoral tenha vida, do jeito que é o lema, para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância. Nós estamos na Pastoral para a esperança ser fortalecida, para que a nossa vida possa ser, de fato, vida. E, muitas vezes, precisa desse sacrifício. Páscoa é isso, sair do sacrifício para a esperança da vida. Portanto, neste tempo pascal, nesse tempo de mudança, quero desejar a você que o meu Deus saúde o seu e diga: “Viva!” Uma feliz Páscoa!

 

Leia a entrevista na íntegra

1751 – 14/04/2025 – Páscoa

 

Saiba mais

Páscoa: ensinamentos e reflexão

Páscoa, como vencer a morte e celebrar a vida?

Não há tristeza onde existe verdadeira Páscoa

A páscoa que acontece todos os dias

 

Dra. Zilda

“Páscoa significa vida nova. É acreditar na força e presença de Cristo Ressuscitado que nos fortalece, orienta e conduz“.

Papa Francisco

“Que a luz da ressurreição ilumine nossas mentes e converta nossos corações, conscientizando-nos do valor de toda vida humana, que deve ser acolhida, protegida e amada.”.