dia das maes espiritualidade e acao entrevista    

Celebrar o Dia das Mães é honrar o amor, a força e a coragem presentes no coração de cada mulher. Inspirados pelo exemplo de Maria, mãe peregrina e mulher decidida, lembramos o quanto ela foi resiliente com as dificuldades, sempre levando esperança por onde passava. É justamente nessa esperança e na força feminina que a Pastoral da Criança se inspira ao acolher, apoiar e encorajar mães em todo o Brasil, ajudando-as a superar desafios e a cumprir sua missão com alegria e dignidade.

Hoje, as mães continuam sendo referência fundamental no cuidado, na educação e no desenvolvimento integral de seus filhos. Mulheres cada vez mais conectadas com o mundo, conscientes e participativas, que contribuem para a construção de famílias mais abertas ao diálogo e à convivência saudável. Neste Dia das Mães, celebramos todas aquelas que, inspiradas por Maria, tornam-se protagonistas não só em seus lares, mas também nas comunidades em que vivem, sendo acolhidas e fortalecidas pelo trabalho dedicado das líderes da Pastoral da Criança.

 

dia das maes espiritualidade e acao entrevistado ana ruth rezende goes

Ana Ruth Rezende Góes, Missionária colaboradora da Pastoral da Criança, Aracaju, estado de Sergipe.

ENTREVISTA COM: Ana Ruth Rezende Góes, Missionária colaboradora da Pastoral da Criança, Aracaju, estado de Sergipe

Que aspectos positivos a senhora vê nas mães de hoje, Ana Ruth?

ANA RUTH:

Elas têm uma maior visão do mundo, pelo seu engajamento na sociedade, o que possibilita um diálogo mais aberto com os filhos e uma melhor convivência familiar. A gente observa que as mães da Pastoral da Criança, através dos ensinamentos que elas recebem das líderes e da troca de experiência entre elas, são muito mais sensíveis às necessidades dos seus filhos e muito mais seguras no cuidado e formação dos mesmos.

Ana Ruth, por que a Pastoral da Criança prioriza o trabalho com as mães?

ANA RUTH:

Porque as mães são, na verdade, a primeira pediatra da criança, a primeira catequista, a primeira professora. E a Pastoral da Criança, através dos seus ensinamentos e do seu acompanhamento, leva mais conhecimentos técnicos-científicos de maneira simples, objetiva e clara.

Programa de rádio Viva a Vida 1754 – 05/05/2025 – Dia das Mães

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

E para terminar, Ana Ruth, qual é a sua mensagem para o Dia das Mães?

ANA RUTH:

Eu faço uma prece a Maria, Mãe de todas as mães, que cultiva no seu coração o silêncio, a oração e a contemplação, que abençoe e proteja todas as mães. Mas eu quero deixar para você, mãe, as palavras da nossa fundadora, nossa querida e amada Dra. Zilda Arns Neumann, na sua última palestra no Haiti.

“Como os pássaros que cuidam de seus filhos ao fazerem um ninho no alto das árvores nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito aos seus direitos e protegê-los.”

 

dia das maes espiritualidade e acao entrevistado maria ines

Maria Inês Monteiro de Freitas, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança..

Maria Inês Monteiro de Freitas, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

Maria Inês, qual é a sua mensagem para o Dia das Mães?

MARIA INÊS:

Celebrar o Dia das Mães é celebrar o amor e a esperança. A Igreja celebra em 2025 o Ano Jubilar. Podemos dizer que Maria é uma Peregrina de Esperança. Muitas vezes, quando olhamos a imagem de Maria, podemos pensar em uma mulher frágil, contida. Contudo, se observarmos os Evangelhos com um pouco mais de atenção, veremos uma mulher decidida, sempre em movimento, uma mulher de opinião. Vamos recordar: quando ela soube que Isabel estava grávida e precisando de ajuda, logo partiu para ajudar. Quando José precisou ir até Belém, ela estava grávida, quase para dar à luz, e foi junto com ele por estradas difíceis. E o nascimento do Menino Jesus aconteceu numa manjedoura. Depois, logo em seguida, foi com José e o menino para o Egito, fugindo de Herodes. Nas Bodas de Caná, quem deu a ordem para os servos seguirem as instruções de Jesus? Maria. Depois, ela acompanhou Jesus em suas peregrinações. E aos pés da cruz, também estava ela. Jesus morreu e ressuscitou e Maria continuou ali, firme, junto na missão dos apóstolos. Era de fato uma mulher que levava esperança e conforto a quem precisava, mas principalmente levava a coragem de cumprir a vontade de Deus, em um tempo em que as mulheres não tinham protagonismo. Então, os líderes da Pastoral da Criança aprendem muito com o testemunho de Maria e o colocam em prática em sua missão nas comunidades, especialmente junto às mães. A Pastoral da Criança acolhe, abraça e encoraja cada mãe a ser mais forte e mais feliz. Desejo um Feliz Dia das Mães a todas as mães que fazem parte da Pastoral da Criança e a todas as outras que me escutam agora. Muitas alegrias e bênçãos de Deus na vida de vocês. Feliz Dia das Mães!

  

Leia a entrevista na íntegra

1754 – 05/05/2025 – Dia das Mães

 

Saiba mais

Dia das mães

Pastoral da Criança e a força da mãe na família

Ser mãe é um constante aprendizado

 

Dra. Zilda

“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças."

Papa Francisco

"O olhar materno é o caminho para renascer e crescer. As mães, as mulheres olham o mundo não para o explorar, mas para que tenha vida."