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Conceitos de impacto coletivo e novo modelo de atuação para que as famílias sejam agentes de sua própria transformação

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Última Atualização: 07/03/2024
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Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança é também uma frase que a Dra. Zilda sempre repetia: “eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, Jo 10, 10. Quem teve a feliz oportunidade de conviver com ela ouviu muitas vezes também sobre a importância da linda missão pela promoção e o desenvolvimento das crianças, gestantes e suas famílias.

Desde o início de 2022, o foco da entidade está totalmente voltado para fortalecer a missão, buscando o retorno e o reforço ao carisma fundacional da Dra. Zilda, com inovação”.

Tendo em vista que a busca pela equidade, dando a cada um conforme sua necessidade, é um dos princípios norteadores de nossa missão e que a criança é responsabilidade de todos, sabemos que é necessário uma atuação convergente e em parceria com todos os setores da sociedade para superar as mazelas associadas à pobreza, à desigualdade social e demais vulnerabilidades, o que torna imprescindível a aplicação do Impacto Coletivo como estratégia de intervenção.

Como referência inicial para desenvolver esse novo modelo de atuação da Pastoral da Criança, lembramos então da estratégia do Impacto Coletivo (Collective Impact) descrito pela Stanford University: a proposta é congregar os mais diversos setores [Universidades, Governos, ONGs, Sociedades Acadêmicas (pediatria, gineco-obstetrícia...), Igrejas, Meios de Comunicação etc.] para desenvolver uma agenda comum, local.

Ao contrário do convencional, o Impacto Coletivo não envolve obter amplo acordo desde o início sobre quais soluções predeterminadas implementar.
"De fato, desenvolver uma agenda comum não significa criar soluções, mas alcançar um entendimento comum do problema, concordar com metas conjuntas para lidar com o problema e chegar a indicadores comuns aos quais o conjunto coletivo de atores envolvidos se responsabilizará por fazer progresso. É o processo que vem após o desenvolvimento da agenda comum em que soluções e recursos são descobertos, acordados e assumidos coletivamente. Essas soluções e recursos muitas vezes não são conhecidos com antecedência. Eles são tipicamente emergentes, surgindo ao longo do tempo por meio de vigilância coletiva, aprendizado e ação que resultam da estruturação cuidadosa do esforço. Se as etapas específicas da estrutura que discutimos aqui forem cuidadosamente implementadas, acreditamos que há uma grande probabilidade de que surjam soluções eficazes, embora o momento e a natureza exatos não possam ser previstos com algum grau de certeza."

No entanto, esta estratégia requer 5 condições:
1. agenda comum;
2. compartilhamento de dados/indicadores;
3. reforço mútuo das atividades;
4. comunicação contínua;
5. estrutura de suporte.

Como método, buscamos os relatos da Stanford, em que cada local tem sua equipe de suporte diversificada, ligada à estratégia e à metodologia principal, mas independente em seus processos e métodos. Com base neste formato, visualizamos que parte da construção de indicadores, motivação etc. poderia ser centralizada, mas, estrategicamente, equipes locais teriam que ser formadas e capacitadas, pois as soluções certamente terão importantes abordagens locais diferenciadas.

SoufIA

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Última Atualização: 06/06/2024

SoufIA 400pxMuito prazer, sou a SoufIA. Posso ajudar?

Eu, a SoufIA, fui criada pela Pastoral da Criança para responder as perguntas e dúvidas das famílias, líderes, coordenações e qualquer um que queira aprender um pouco mais sobre saúde, educação, desenvolvimento infantil, nutrição, direitos e outros temas que levam Vida em Abundância para gestantes e crianças. Posso ajudar?

 Pergunte para a SoufIA

Minha missão é concentrar a burocracia e liberar nossas lideranças e coordenações para que usem seu tempo a fim de acolher, de ir ao encontro de quem precisa, para que sejam a personificação da Igreja em Saída, seguindo a missão e a sabedoria Cristã!

Afinal, como bem disse nosso Papa Francisco na Mensagem de Francisco para o Dia Mundial da Paz (1), celebrado em 1º de janeiro de 2024, as formas de inteligência artificial devem servir a causa da fraternidade e da paz.

"A inteligência é expressão da dignidade que nos foi dada pelo Criador, que nos fez à sua imagem e semelhança e nos tornou capazes, através da liberdade e do conhecimento, de responder ao seu amor. Esta qualidade fundamentalmente relacional da inteligência humana manifesta-se de modo particular na ciência e na tecnologia, que são produtos extraordinários do seu potencial criativo", escreveu Francisco na mensagem.

O Papa Francisco destaca ainda que "a dignidade intrínseca de cada pessoa e a fraternidade que nos une como membros da única família humana devem estar na base do desenvolvimento de novas tecnologias e servir como critérios indiscutíveis para as avaliar antes da sua utilização, para que o progresso digital possa verificar-se no respeito pela justiça e contribuir para a causa da paz. Os avanços tecnológicos que não conduzem a uma melhoria da qualidade de vida da humanidade inteira, mas pelo contrário agravam as desigualdades e os conflitos, nunca poderão ser considerados um verdadeiro progresso"(1).

A ideia de criar me criar foi "tornar acessível e compreensível um patrimônio enorme de conhecimentos", entregando as respostas de forma mais exata e mais rapidamente de forma permitir que nossos coordenadores e líderes tenham mais tempo para a "sabedoria do coração" que "deixa-se encontrar por quem a busca e deixa-se ver a quem a ama; antecipa-se a quem a deseja e vai à procura de quem é digno dela (cf. Sab 6, 12-16). "(2)

Na MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O LVIII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 2024 - Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana (2), o Papa Francisco também chama atenção que, "neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano. [2] Somente dotando-nos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana".

Meu nome, inclusive, é uma referência a ser filha da Pastoral da Criança (Sou fIA) e, como só uso como referência os materiais da Pastoral da Criança para elaborar minhas respostas, não estou suscetível a aprender com pessoas de má fé.

Afinal, conforme afirma o Papa Francisco, "Não podemos esperar esta sabedoria das máquinas. Embora o termo inteligência artificial já tenha suplantado o termo mais correto utilizado na literatura científica de machine learning (aprendizagem automática), o próprio uso da palavra «inteligência» é falacioso. (...) Esta sabedoria do coração deixa-se encontrar por quem a busca e deixa-se ver a quem a ama; antecipa-se a quem a deseja e vai à procura de quem é digno dela (cf. Sab 6, 12-16). Está com quem aceita conselho (cf. Pr 13, 10), com quem tem um coração dócil, um coração que escuta (cf. 1 Re 3, 9). (...).
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Fonte: (https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html)
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20240124-messaggio-comunicazioni-sociali.html

Parceria entre Universidades e Pastoral da Criança

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Última Atualização: 03/04/2024

parceria entre universidades e pastoral da crianca aA Pastoral da Criança está com a Casa Aberta para que todos possam conhecer melhor as ações e experiências desenvolvidas e convida os estudantes para realizar suas horas de atividades complementares obrigatórias nos ajudando a cumprir nossa missão.

Por meio do App da Pastoral da Criança + Gestante,o estudante poderá saber como funciona a instituição, sua missão, seus objetivos, suas atividades, seus conteúdos de e-capacitações, incluir gestantes e crianças conhecidas para que possam ser acompanhadas e muito mais.

Depois de conhecer nosso trabalho, caso se sinta tocado e queira atuar na comunidade como voluntário, o estudante poderá escolher, dentre as opções de atividades, quais são mais compatíveis com seus dons, disponibilidade e necessidades de horas complementares.

parceria entre universidades e pastoral da crianca bHá oportunidade de participação para estudantes de todas as áreas: estudantes da área da saúde podem atuar durante as Visitas Domiciliares, as capacitações, realizando rodas de conversa, nas Celebrações da Vida, na ação Acompanhamento Nutricional e muito mais; estudantes das áreas e TI e Informática podem ajudar as famílias e lideranças a baixarem e usarem o aplicativo, nas Celebrações da Vida e atividades de Acompanhamento Nutricional; estudantes de pedagogia, psicologia etc, podem desenvolver ações com as crianças, gestantes e suas famílias;estudantes dos mais diversos cursos podem ajudar na Celebração da Vida, atuar como brinquedistas, nas Visitas Domiciliares e como apoio. Enfim, todos são muito bem-vindos!

As universidades e faculdades também costumam aceitar o certificado das e-capacitações e da atuação voluntária, gerado pelo App da Pastoral da Criança, para justificar atividades complementares.

Atualmente, há diversas parcerias entre as universidades e a Pastoral da Criança ativas:

Universidade de São Paulo - Departamento de Nutrição
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade de Brasília (UnB
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Unicesumar
FURG- Universidade Federal do Rio Grande
Fundação ABC
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Uninove

 

parceria entre universidades e pastoral da crianca cAs ações em conjunto incluem a participação dos alunos nas comunidades, realizando visitas domiciliares junto aos voluntários da Pastoral, conversando e trocando experiências com as famílias sobre assuntos de interesse, como saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, direitos, entre outros. Além disso, os alunos também podem participar do acompanhamento nutricional, realizando medidas de peso e altura e oferecendo orientação nutricional às famílias por meio do aplicativo. As universidades podem computar as horas de participação dos alunos como horas complementares e a Pastoral da Criança oferece certificados via sistema de informação.

Em Imperatriz, no Maranhão, por exemplo, alunos de sociologia do IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, visitaram famílias próximas à casa de cada um e começaram a acompanhar as crianças e gestantes, e ao iniciar essa ação, muitos alunos relataram que não sabiam a pobreza que tinha na sua comunidade. É uma forma muito interessante de integrar universidade e comunidade.

Impacto Coletivo

Presença da do amor de Deus em comunidades indígenas

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Última Atualização: 08/03/2024

presenca da do amor de deus em comunidades indigenas 01A Pastoral da Criança, com suas ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, está presente em comunidades em situação de maior vulnerabilidade, dentre elas, as comunidades indígenas.

Cidadania Impacto Coletivo
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