
O evento, entre os dias 7 e 11 de julho, contou com a presença de 44 das 46 dioceses paulistas. “Senti o estado em processo de crescimento e uma relação de fraternidade. São pessoas comprometidas e inteiras”, declarou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, no último dia de reunião.
A coordenadora também lançou um desafio para o estado: que cada líder conquiste uma nova voluntária para a Pastoral da Criança. Outro pedido foi para que todas as líderes busquem acompanhar gestantes. Segundo o coordenador estadual da Pastoral da Criança, José de Anchieta, 700 mil crianças ainda precisam ser acompanhadas pela Pastoral da Criança em São Paulo.

O encontro é uma forma de trocar experiências, aprofundar a mística e a espiritualidade, partilhar os desafios e avaliar o trabalho realizado no estado. Na ocasião, houve a realização de oficinas voltadas para as ações básicas, complementares, por exemplo, brinquedos e brincadeiras, e opcionais, como comunicação popular. Também se realizou o planejamento do próximo ano.
“A ideia desses encontros é reunir as pessoas para mostrar a força que temos em trabalhar juntos. Revemos o que foi feito e planejamos o futuro. Temos que agir com novas ferramentas. Não podemos acomodar”, explica o coordenador estadual da Pastoral da Criança, José de Anchieta.

Texto e fotos: Cristiane Reimberg – assessora de comunicação da Pastoral da Criança/SP