Dietas da moda são populares pela promessa de emagrecimento rápido, mas podem representar sérios riscos à saúde. Conforme estudos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde, essas dietas frequentemente são restritivas e nutricionalmente desequilibradas, podendo provocar desde queda no rendimento físico e desidratação até problemas cardíacos e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.


Saiba mais

Nutrição e Saúde da Mulher
Alimentos: seus nutrientes e cores
Alimentos ultraprocessados: como identificar?


Segundo a nutricionista clínica Denise do Nascimento Porfírio, dietas restritivas muitas vezes geram frustração por promoverem comparações irreais com outras pessoas e por serem insustentáveis no longo prazo. Denise reforça: "Somos seres muito individuais, então a mesma dieta que serve para minha vizinha não necessariamente serve para mim. É essencial ter um acompanhamento nutricional adequado com uma dieta específica para você, para o seu objetivo, para o que você procura."

Além disso, o Guia Alimentar para a População Brasileira reforça que uma alimentação saudável deve ir além do simples controle de calorias ou nutrientes. Ela precisa considerar fatores biológicos, sociais e culturais, promovendo equilíbrio, variedade e prazer nas refeições, aspectos geralmente ignorados pelas dietas da moda.

Quer saber mais sobre como a nutrição pode transformar positivamente sua vida? Acompanhe o Tema da Semana: "Nutrição e Saúde da Mulher" e confira a entrevista completa com a nutricionista Denise do Nascimento Porfírio, além de outros conteúdos importantes em texto e áudio no nosso site.