Foi realizada nos dias 11 e 12 de abril, na sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR), uma capacitação voltada à Ação de Acompanhamento Nutricional – uma das mais importantes iniciativas da organização em todo o país. A atividade reuniu seis representantes, vindos das diferentes regiões do Brasil (com duas participantes do Nordeste), com o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico e estruturar equipes regionais que multipliquem a ação em suas localidades.
A programação começou com uma acolhida e um momento de espiritualidade, seguidos por uma apresentação conduzida pela equipe técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança. O foco da capacitação foi reforçar o conteúdo já existente da Ação de Acompanhamento Nutricional. A proposta era aprimorar o domínio dos critérios utilizados para avaliar peso e altura das crianças nas comunidades, contribuindo para a identificação precoce de situações como desnutrição, sobrepeso ou obesidade e encaminhamento ao serviço de saúde.
Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiências de suas regiões, esclarecer dúvidas e discutir estratégias para melhorar a qualidade da ação em nível local. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas, destacou a importância do encontro:
“O objetivo é fortalecer a ação do Acompanhamento Nutricional em todo o país. Corrigir erros, garantir a qualidade da formação e implantar onde ainda não existe. Após a pandemia, houve uma queda nas equipes de acompanhamento nutricional”, pontuou.
No sábado (12), a capacitação seguiu com uma atividade prática em uma comunidade de Curitiba. Supervisionados pela equipe técnica da coordenação nacional, os participantes estiveram na Celebração da Vida e realizaram o Acompanhamento Nutricional de 41 crianças. A experiência permitiu aplicar, na prática, os conhecimentos trabalhados durante a formação.
Para Alessandro Silva, coordenador diocesano da Diocese de Luziânia (GO), a experiência reforçou o compromisso com a missão da Pastoral da Criança:
“Como é importante estar nesse momento, fortalecendo para levar esse conhecimento para as demais paróquias, demais dioceses da região”, celebrou.
Alriani da Silva Santos, coordenadora estadual do Amazonas, também avaliou positivamente o encontro:
“Foi muito enriquecedor. Com certeza vai trazer melhorias para o Acompanhamento Nutricional no meu estado e na região Norte, onde os índices de crianças com desnutrição e obesidade são grandes”, avaliou.
A expectativa é que, ao retornarem para suas regiões, os participantes formem sua própria equipe com multiplicadores atualizados, e promovam capacitações ampliando a presença da ação nas comunidades. A coordenadora técnica da Pastoral da Criança, Priscila do Rocio Costa, ressaltou a importância do grupo formado:
“Essa equipe está preparada para realizar capacitações de qualidade em suas regiões e, com isso, garantir a expansão e o aperfeiçoamento do acompanhamento nutricional em todo o país”, finalizou Priscila.
http://pastoraldacrianca.org.br:9080/noticias2/6890-capacitacao-impulsiona-expansao-da-acao-de-acompanhamento-nutricional#sigProId4d1fcf0cfc