
Você sabia que os primeiros mil dias (da gestação até os dois anos de idade) podem influenciar a saúde de uma pessoa pelo resto de sua vida? Baseada nos estudos realizados pelo médico e pesquisador inglês Dr. David Barker, a Pastoral da Criança vem orientando mães e famílias há anos sobre isso. O tema, inclusive, ganhou uma exposição no Museu da Vida, inaugurado em dezembro, em Curitiba (PR).
Refletindo a importância de se abordar a questão e os cuidados necessários neste período, a Revista do Conselho Regional de Odontologia do Paraná publicou um material que explica a teoria a teoria do Dr. Barker, que “lançou a hipótese de que a desnutrição intrauterina e outros problemas de gestação teriam ligação direta com o aparecimento das enfermidades anos depois”. Também traz depoimentos de outros especialistas (incluindo a Dra. Zilda Arns Neumann e Dr. Nelson Arns Neumann), causas, consequências e medidas de prevenção para um desenvolvimento saudável.
No link a seguir, está disponível o arquivo completo da revista. A matéria referente aos primeiros mil dias de vida e a atuação da Pastoral da Criança está nas páginas 5, 6 e 7.