1752 banner dia mundial da terra

e capacitacao

e capacitacao

 

 

A Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integramos a Rede de Parcerias do Governo Federal, atuando em todos os estados brasileiros e em países da América do Sul e da África.

Baseamos nossas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários (voluntários), que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações de saúde, educação, nutrição e cidadania .

Nossas principais ações são o acompanhamento de gestantes e crianças de zero a seis anos . Além disso, atuamos de forma permanente e ativa no controle social de políticas públicas e promovemos campanhas de mobilização.

SAIBA MAIS

 

 

Dicas 26 - Em Busca das Gestantes

Da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Às Coordenaçoes Paroquiais, de Áreas, Diocesanas e Estaduais
Setembro de 2005 - nº 26

 

No Brasil, muitas crianças morrem nos primeiros dias de vida, a grande maioria por causas que podem ser prevenidas. O acompanhamento das gestantes pela Pastoral da Criança, de modo geral, inicia-se muito tarde, seja porque o líder não sabe que há grávidas nas famílias cadastradas, pela gestante esconder a gravidez ou por qualquer outro motivo.

Sabemos que quando o Líder acompanha a gestante desde os primeiros meses de gravidez, torna-se possível ajudar a mãe e o bebê a terem melhores condições de saúde física, mental e emocional.

Para encontrar as gestantes da comunidade e acompanhá-las desde o início da gravidez, uma sugestão é realizar um mutirão a cada três meses em todas as comunidades, onde os líderes vão em busca de novas gestantes.

“Vão pelo mundo todo e anunciem a Boa Notícia do Evangelho a toda gente” (Mc 16, 15).

 

UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA

Com o objetivo de identificar todas as gestantes da comunidade, foram realizados dois mutirões de líderes da Pastoral da Criança, no ramo de Sant'Ana Abranches, comunidade São João Batista, Curitiba, Paraná.

O primeiro mutirão aconteceu em fevereiro, onde foi escolhido um dia para todos os líderes saírem em busca de novas gestantes na comunidade. Os líderes levaram o Guia do Líder, o Caderno, a fita braquial, os Laços de Amor e os 10 Mandamentos para a Paz na Família.

Confira os materiais educativos da Pastoral da Criança aqui

O resultado dessa primeira experiência foi o cadastramento de 12 novas gestantes na comunidade.

O segundo mutirão nessa comunidade ocorreu no mês de maio, onde foram cadastradas mais 4 novas gestantes.

Estão programados mais dois mutirões em busca das gestantes nessa mesma comunidade, para os meses de agosto e novembro de 2004.

Das gestantes da primeira busca, seis já tiveram seus bebês, duas continuam sendo acompanhadas e quatro mudaram de comunidade, sendo que levaram consigo todas as cartelas do Laços de Amor.

Da segunda busca, dois bebês já nasceram e duas gestantes continuam sendo acompanhadas.

Com base nesse excelente resultado, a Pastoral da Criança propõe a realização de um “MUTIRÃO” a cada três meses, quando os líderes farão visita a todas as famílias da comunidade, em busca de novas gestantes.

“Naqueles dias Maria pôs-se a caminho de uma região montanhosa de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Izabel. Quando Izabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu o ventre e Izabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1, 39-41).

Que tal começar uma experiência como essa agora no mês de novembro de 2004?

 

PREPARANDO O MUTIRÃO EM BUSCA DAS GESTANTES

1. Na reunião do coordenador de ramo com seus coordenadores comunitários e líderes, já podem escolher um ou mais dias do mês de novembro para realizarem este Mutirão. É importante que seja um dia em que a maioria dos líderes (de preferência todos) possa participar.

2. Para fazer a sensibilização dos líderes, uma sugestão é levar o grupo a refletir sobre a missão do líder, usando as passagens bíblicas já citadas neste DICAS, ou ainda:

“Tu és bendita mais que todas as mulheres, bendito é também o fruto do teu ventre” (Lucas 1, 42).

Quem de vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, alegre a coloca sobre os ombros e de volta para casa, reúne os amigos e vizinhos dizendo-lhes: o Alegrai-vos comigo, poque encontrei a minha ovelha perdida! Eu vos digo que do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converta, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lucas 15, 4-7).

3. Círculos Bíblicos (11º ao 20º - Jornal da Pastoral da Criança)

4. Nessa reunião devem ser vistos também os materiais a serem utilizados pelos líderes nas visitas domiciliares. Além do Guia do Líder, do Caderno, da fita braquial e do crachá de identificação, os líderes também devem ter em mãos os Laços de Amor e os 10 Mandamentos da Paz na Família para deixar com as famílias visitadas. Caso esses materiais não estejam disponíveis, devem ser solicitados à Coordenação de Setor.

5. Ainda na reunião, deve ser mapeada a comunidade e planejados os horários, locais e responsáveis pelas visitas em cada rua, cada casa.

6. As visitas podem ocorrer em duplas ou em mais pessoas, dependendo das distâncias ou da quantidade de casas a serem visitadas. A equipe de apoio também pode ser convidada a participar do mutirão. É importante que, em cada dupla, ao menos uma das pessoas seja líder.

7. É importante marcar uma data para a reunião de avaliação após a realização deste primeiro mutirão.

 

NO DIA DO MUTIRÃO:

1. No dia do mutirão, todos os líderes devem estar usando o crachá da Pastoral da Criança e, se possível, a camiseta. Devem ter em mãos o Guia e o Cadermo do Líder, a fita braquial e vários exemplares dos 10 Mandamentos.

2. Os líderes devem iniciar a visita se apresentando e falando do trabalho da Pastoral da Criança.

3. Se houver alguma gestante na casa, o líder entrega a capa e as cartelas do Laços de Amor referente ao mês de gestação atual e anteriores, conversando com a gestante sobre as informações contidas nessa (ou nessas) cartela. É importante mostrar os Sinais de Perigo que estão na aba do Caderno do Líder. Entregar também os 10 Mandamentos da Paz na Família.

4. Depois disso, o líder pergunta se a gestante aceita ser cadastrada e acompanhada pela Pastoral da Criança.

5. Se a gestante aceitar, o líder faz o cadastro no Caderno do Líder e diz que irá visitá-la mensalmente. Nesta primeira visita, não é necessário ler o Guia do Líder com a gestante, uma vez que a visita não foi agendada. É importante combinar com a gestante o dia e a hora que ela prefere ser visitada.

6. Caso a gestante não aceite ser acompanhada, o líder não precisa insistir nesse momento. No mês seguinte deve retornar para entregar a cartela do Laços de Amor e conversar sobre a gestação. Com paciência, o líder visitará a gestante e continuará entregando as cartelas do Laços de Amor, até que consiga conquistar e cadastrar essa gestante.

7. Para orientar as outras visitas, é importante que o líder pergunte às famílias se elas conhecem alguém na comunidade que possa estar grávida ou estar planejando uma gravidez.

8. Após o mutirão, é importante os líderes se reunirem com seus coordenadores comunitários/ramo para avaliar as visitas, verificar os resultados obtidos e planejar o próximo mutirão.

Com esta iniciativa, a Pastoral da Criança acredita que estará ajudando os líderes a encontrar as gestantes que estão no início da gravidez, pois quanto mais cedo elas forem acompanhadas, mais chances as crianças têm de nascer saudáveis.

Para animar os coordenadores e líderes, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança irá publicar artigos, notícias e histórias sobre os mutirões no Jornal da Pastoral da Criança e no programa de rádio Viva a Vida.

Para que essa motivação chegue a todos os líderes na mesma data, propomos que estes mutirões sejam realizados nos meses de FEVEREIRO, MAIO, AGOSTO E NOVEMBRO, de forma que o intervalo entre um mutirão e outro não passe de 3 meses.

alt DICAS 25 - ARQUIVO EM PDF

CONFIRA OS OUTROS ARQUIVOS DE "DICAS" AQUI

Autores:
Nelson Arns Neumann
Mônica Flugel Hill
Sonia Beatriz Scharam
Eveline Cunha Moura
Um bom trabalho para todos!

Banner Home Direita museu da vida

 

Banner Home Direita museu da vida

Sala de Imprensa

dengue

Rede de Parcerias