
O corpo ainda está se ajustando e voltando ao normal após o parto e esses movimentos podem causar dor. Este período dura em torno de 6 a 8 semanas e só termina com o retorno das menstruações.
O corpo ainda está se ajustando e voltando ao normal após o parto e esses movimentos podem causar dor. Este período dura em torno de 6 a 8 semanas e só termina com o retorno das menstruações.
Foto: Seeseehundhund
Logo depois do parto, muitas são as dúvidas e transformações que ocorrem na vida da mulher. Além do aspecto físico, torna-se ainda mais concreta a responsabilidade de cuidar de um novo ser. Para o bebê, este também é um período de mudanças e adaptação. Por isso, informação é fundamental para que o pós-parto seja saudável e o mais tranquilo possível.
O Cartão da Gestante foi criado no Brasil em 1988, com a função de registrar as principais informações da gestante. O Cartão também é importante para facilitar o atendimento no caso de alguma urgência ou parto antecipado, pois contém o registro do desenvolvimento da gestação durante os nove meses.
Toda gestante tem Direito ao Pré-Natal. A gestante deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para confirmar a gravidez e iniciar o seu acompanhamento de saúde. O Pré-Natal pode lhe assegurar uma gestação saudável e um parto seguro.
Foto: Acervo Pastoral da Criança
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é campeão mundial de cesarianas. Enquanto o percentual recomendado é de 15%, a média nacional, de acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde, é de 52,2%. Quanto a isso, as autoridades médicas orientam que a melhor maneira de ter o bebê é o parto natural. Por isso, se você está avaliando se submeter a uma cesárea, confira as informações que a Pastoral da Criança traz para, junto com seu médico, tomar a melhor decisão. A enfermeira da coordenação nacional, Regina Reinaldin, ajuda a esclarecer as dúvidas sobre parto normal e cesárea.