Seu filho já vai para a creche ou escolinha? Quando chega esse momento tão especial na vida de uma criança, os pais se enchem de dúvidas e preocupações: quem vai cuidar do bebê? Será que meu filho vai ficar bem? Será que vão lhe dar a devida atenção? Será…? Será…?

O ingresso na escola traz a cada criança sentimentos e reações diferentes. Medo da separação dos pais, o desafio de enfrentar o novo ambiente, o exercício de conviver com pessoas diferentes, tudo isso gera nas crianças e nas famílias, uma angustia. Neste momento novo, algumas dicas podem ajudar os pais e as crianças e iniciar essa nova etapa com mais tranquilidade.

como-preparar-para-escola-conversa1- Converse com a criança

Alguns dias antes da criança iniciar a escola, explique para ela exatamente o que está acontecendo, que ela vai para a escola ou creche, que vai ter uma professora e amiguinhos novos. Explique que ela vai para escola, que os pais (ou outro responsável) irá levá-la e que no final do dia eles voltam para buscá-la. Transmita segurança para a criança e fale sempre a verdade.

 


como-preparar-para-escola-material2- Envolva a criança nos preparativos

As crianças maiores podem ajudar a arrumar o material que será utilizado na escola. Mostre para ela o uniforme que irá usar, os objetos pessoais que irá levar. Isso ajuda a criança a perceber que terá uma rotina diferente.

 

 


como-preparar-para-escola-choro3- E o choro?

É normal a criança chorar nos primeiros dias, pois é algo novo e cada criança reage de uma maneira diferente. Os pais precisam identificar se não é um choro manipulador. Algumas crianças, ao verem os pais se afastando, choram e logo depois já começam a brincar. Em algumas situações é importante os pais se despedirem da criança e irem embora, sem olhar para trás, para evitar que a situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e coordenadores para avaliar como a criança fica o resto do dia para ajudar na forma de agir em casos como esse.

 


como-preparar-para-escola-culpa4- É normal sentir culpa?

É normal os pais sentirem culpa de deixarem o filho em uma creche ou pré-escola, principalmente quando ainda são bebês. Os pais precisam ter presente que, mais cedo ou mais tarde, esse momento de ir para a escola irá chegar. O melhor é esquecer a culpa, observar o comportamento da criança, conversar com os professores para saber como está sendo a adaptação da criança e aproveitar o momento em que estão juntos.

 


Papel dos pais

Todos devem ter consciência de que os pais são os primeiros e os mais importantes educadores, pois é na família que a criança aprende e se desenvolve. Porém, a família, nessa tarefa de educar, pode contar com parceiros valiosos. Esse processo deve, necessariamente, somar esforços de três áreas: família, escola e comunidade. Todos, trabalhando em conjunto, devem buscar conquistar melhores condições de aprendizagem e oportunidades e o bem-estar da criança.

Saiba mais: Perguntas que devemos fazer na hora de escolher uma escola de educação infantil

No período da adaptação da criança na escola ou creche (geralmente primeira semana) e também em toda a vida escolar da criança e jovem, os pais devem acompanhar as crianças, se envolver no seu dia-a-dia escolar.

Conversar com a criança sobre como foi seu dia na escola é uma boa maneira de participar. Lembrar a criança de que ela deve respeitar as regras da escola, os professores e colegas. Ao ver que os pais participam da vida escolar, as crianças aprendem a trocar experiências, partilhar os problemas e dificuldades e estabelecem vínculos afetivos, que se estendem para toda a vida.

selo guia do lider1

creche e pre escola seis oito mesesOs pais devem observar se a creche possui:

- ambiente com segurança, boa ventilação, limpo, com espaço para as crianças se movimentarem de diversas maneiras;
- materiais limpos, seguros e variados;
- profissionais preparados;
- atividades que promovam a saúde e a aprendizagem das crianças com muito tempo e oportunidades para que elas brinquem livremente;
- acesso a espaços, materiais, objetos, brinquedos, informações e condições para o atendimento a crianças com diferença no funcionamento do organismo;
- uma alimentação saudável para as crianças, oferecendo alimentos variados como grãos, carnes, ovos, verduras, legumes e frutas.

A creche é um direito da criança e da família, pois é a primeira etapa da educação básica. No Estatuto da Criança está assegurado o atendimento em creche e pré-escola às crianças. O prefeito tem o dever de garantir creches para as crianças de seu município.

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)