Acesse nossas redes:
YouTube
Facebook
Instagram do Paulinho
WhatsApp
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora
Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.
Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação, e promove Campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias.Para saber mais sobre a Missão da Pastoral da Criança, onde atua e quantas crianças e gestantes acompanha , acesse.
Missão
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.
Visão
Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento" (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).
Crenças
- Partilha e Solidariedade.
- Deus se revela preferencialmente aos pobres.
- Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
- A glória de Deus é a vida.
Valores
- Adesão à missão da Pastoral da Criança.
- Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
- Simplicidade.
- Não discriminação.
- Compromisso com os resultados.
- Perseverança.
- Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
- Alegria em servir.
- Multiplicar o saber.
- Ir ao encontro, buscar proximidade.
Fundação
Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
Conselho Diretor
Dom Severino Clasen
Márcio Henrique Gonçalves de Souza – tesoureiro
Milton Dantas Silva – secretário
Suplentes:
Adriana Aleixo de Sena
Maria Helena Barsanelli Cella
Conselho Fiscal
Maria Paula da Silva Prado (PR)
Marister Pereira de Oliveira Guimarães (CE)
Pe. Marcos André de Oliveira (PR)
Suplentes:
Francisco Otávio Araújo dos Santos (PA)
Silvio da Rocha Sant´ana (DF)
Otávio Gabriel Pereira (MG)
Conselho Econômico
Luiz Vicente Dutra (RS)
Carlos Nicodemos (RJ)
Marcos Mathesus Vieira (PR)
Coordenadora Nacional
Maria Inês Monteiro de Freitas
Coordenador Nacional Adjunto
Pe. José Edilson da Silva
Coordenadora Internacional
www.pastoraldacrianca.org.br/pci
Maria das Graças Silva Gervásio
Para saber mais acesse:
- Estatuto
- Regimento Interno
- Sobre a aplicação dos recursos, incluindo os que chegam até a comunidade, acesse o Portal da Transparência da Pastoral da Criança através do site
- Organização da Pastoral da Criança